Passadiços da Barrinha de Esmoriz

Entre a cidade de Esmoriz (Ovar) e a vila de Paramos (Espinho) localizam-se os Passadiços da Barrinha de Esmoriz. Estes oito quilómetros de passadiços penetram pela natureza pura dos cerca de 400 hectares de área protegida da Lagoa de Paramos / Barrinha de Esmoriz. 
Se há uns anos este era um sítio que envergonhava a população local – lembro-me de ir para a praia de Esmoriz e dos banhos estarem interditados devido a uma “descarga da Barrinha” – atualmente, o local onde desaguam o Rio de Lamas e o Rio Lambo, deixou de ser um projeto no papel e é uma obra em requalificação. Devido à sua importância como IBA – Important Bird Area, faz inclusivamente parte da Rede Natura 2000 – a rede ecológica para o espaço comunitário da União Europeia.

Quando visitar?

Os Passadiços da Barrinha podem ser visitados durante todo o ano. No entanto, devido às condições climatéricas mais favoráveis, a melhor altura para percorrer os Passadiços da Barrinha é durante a primavera – entre março e junho – e durante o outono – entre setembro e o início de dezembro. Deves ter um cuidado especial nestas épocas do ano, pois são os meses de migração de algumas espécies de aves. Assim, é importante que não interfiras na vida animal dos Passadiços da Barrinha

O que fazer nos Passadiços da Barrinha?

Nos Passadiços da Barrinha, além de poderes fazer o trilho circular de oito quilómetros, poderás ainda fazer Birdwatching ou Stand Up Paddle em plena Lagoa de Paramos.

  • Passadiços da Barrinha – É um percurso circular e, como é construído em madeira, não há necessidade de usar botas de trekking. O trilho é de baixa dificuldade, uma vez que todo ele é plano e regular, podendo inclusive ser feito por famílias com crianças. Poderás ainda fazer o trajeto de bicicleta tendo sempre especial atenção com as pessoas que circulam pelo passadiço. Recomendamos que comeces os passadiços na entrada de Esmoriz e que faças um pequeno intervalo na Praia de Paramos. Aqui poderás reabastecer energias na esplanada do café “Zé da Banana” onde uma cerveja e um pires de tremoços é a tradição.
  • Birdwatching – Devido à sua dimensão, a Lagoa de Paramos / Barrinha de Esmoriz é uma área com muita importância para a fauna e flora da região. Na Barrinha é possível avistar várias espécies animais, tais como ginetas, morcegos, rãs, mais de mil espécies de aves e enguias, mas estas últimas não são assim tão fáceis de encontrar.
    Ao longo dos oito quilómetros de passadiços existem pontos estratégicos, normalmente mais resguardados, onde poderás visualizar algumas das muitas espécies de aves que por ali coabitam, com especial destaque para a Garça-Imperial. 
  • Stand Up Paddle – Uma vez limpa a Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos, algumas empresas começaram a explorar este espaço com desportos náuticos. O SUP é uma das atividades mais frequentes e poderás agendar antecipadamente o teu passeio aquático pela lagoa com as empresas Barrinha Surf School e SUPSoul.

Onde comer nas suas proximidades?

Terminámos o nosso percurso perto da hora de almoço e seguimos diretos para o restaurante com o objetivo de repor as energias gastas no nosso passeio matinal. O Restaurante Fonseca, na vila de Cortegaça e o Restaurante Praia Velha, em Esmoriz, são dois dos nossos restaurantes favoritos para saborear um bom peixe fresco! Contudo, se és apreciador de marisco, o Restaurante Santola é uma excelente alternativa na região de Esmoriz.

Onde dormir em Esmoriz?

Caso optes por ficar alojado na região de Esmoriz/Ovar, existem alguns hotéis onde poderás pernoitar. O Hotel La Fontaine fica localizado no centro da cidade de Esmoriz e conta com uma piscina onde poderás relaxar depois da caminhada nos Passadiços de Esmoriz.
Se procuras algo diferente para passar a noite, como por exemplo dormir numa estação de comboios, a GuestHouse Cork Train Station está localizada no andar superior da estação de comboios de Esmoriz. Se viajares de comboio com a CP – Comboios de Portugal, esta é a melhor alternativa para uma estadia na cidade.

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.