Comboios em Itália
Em muitos destinos, o planeamento das viagens inclui comboio… foi o caso das nossas férias em Itália.
Deparamo-nos com algumas dificuldades em recolher informações credíveis sobre o modus operandi no que toca à compra de bilhetes e sua posterior utilização.
Procuramos por artigos, vídeos no youtube e todos eles tinham informações diferentes, por isso, resolvemos partilhar convosco a nossa experiência real.
*A primeira dica que damos, é que comprem o bilhete com bastante antecedência. Compramos os nossos com 2 meses e chegamos a ter diferenças de preço de 40€ por bilhete!!
*A segunda coisa a ter em atenção, é o site onde compram. Se pesquisarem no Google por Trenitalia, provavelmente ele irá levar-vos para site Trenitalia.pt , não pensem nisso… o site até parece mais bonito, mas a cada bilhete acrescem uma taxa de 10€.
A solução que tivemos foi pesquisar no site www.trenitalia.com e comprar directamente no website italiano.(Já poupamos uns trocos para “gelatos”!!)
*Outra coisa importante: não seleccionem o campo “Todas as estações”.
Por exemplo, “Roma All” irá sempre assumir a ultima estação e depois têm que se deslocar para a que precisam com outro bilhete.
*Por ultimo, devem ter atenção aos horários. Se o motivo de viagem for férias, não precisam de viajar em “horários de ponta”, o que possibilita encontrar bilhetes com preços mais apelativos.
Bilhetes Tirados, o que se segue?
Visualizamos também em alguns vídeos que com os bilhetes online, eramos obrigados a dirigir-nos à bilheteira das estações e requisitar a validação do mesmo… não é necessário!
Levamos impressos e apenas tivemos que mostrar ao revisor dentro do comboio. Nem precisam de imprimir, basta mostrarem o email directamente do smartphone e o mesmo é valido.
Resumindo, não é nenhum “bicho de 7 cabeças” andar de comboio em Itália, pelo contrario, é muito simples, prático e com algum jeitinho, económico.
Os revisores também são pessoas simpáticas e acessíveis, como a grande maioria dos Italianos.
Levem chicletes por causa da pressão nos ouvidos dentro dos tuneis… de Roma para Florença, sente-se muito!
Boa viagem!