Cinque Terre

Na nossa passagem por Itália, não podíamos deixar de visitar as famosas aldeias na costa da Liguria, mais conhecidas por Cinque Terre: Riomaggiori, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.

As Cinco Terras foram declaradas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1997, e quem as visita, dificilmente esquece as suas cores vivas, abraçadas pelo azul do mar.

Como visitar Cinque Terre?

Nós chegamos às Cinque Terre, partindo de Génova! Aventuramo-nos de comboio até Santa Margarita Ligure, para conhecer Portofino e, seguimos a nossa viagem até La Spezia.

Já em La Spezia, adquirimos um passe de comboio especial Cinque Terre: Cinque Terre Treno MS Card.
Existem três opções: 1 dia, 2 dias e 3 dias.  É muito prático, pois as aldeias estão a cerca de 5 minutos umas das outras, dando-te toda a liberdade de saires e entrares, quando e onde pretenderes, no percurso La Spezia-Levanto.

Existe também a opção de visitares as aldeias, através de um passeio maritimo! O ideal é fazeres um percurso via mar e o percurso contrário, via terra.
Para esta viagem, deves-te dirigir ao porto de La Spezia e adquir o bilhete numa das empresas especializadas.

Para as conheceres bem e ainda usufruires de toda a zona envolvente, recomendamos que dediques 2 dias às Cinque Terre. Nós só estivemos 1 dia e lamentamos não termos tido mais tempo para explorar a região.

DSC_0623
Riomaggiori

A nossa primeira etapa das Cinco Terras foi a aldeia de Riomaggiori.
Com cerca de 2.000 habitantes, destaca-se  pelas suas ruas estreitass, abundantes em escadarias e repleta de casas coloridas.

Visita o seu centro, a marina, a chiesa di San Giovanni Battista, o Castello di Riomaggiore, e desfruta da maravilhosa vista panorâmica!

DSC_0683
Manarola

Seguimos para Manarola 

Antigamente, além do comboio, era ainda possível aceder a Manarola, através da Via dell’Amore, um dos mais bonitos trilhos entre as aldeias, mas neste momento está encerrado, sem data prevista para reabrir.

Esta era a que mais curiosidade nos despertava, pois estavamos fascinados com as fotografias que viamos!
E, sem sombra de dúvida, fomos surpreendidos!

É um lugar muito bonito, e vale a pena visitar. A vista ao pôr do sol é excelente, podemos caminhar ao longo de um passeio e ver a aldeia inteira iluminada.

DSC_0740

Corniglia!!  O primeiro conselho que dou é que esperem pelo autocarro quando saírem do comboio! Quando chegarem lá, vão perceber porquê!

Para os aventureiros que gostam de explorar a pé, podem contar com 377 degraus, ao longo de 33 rampas da famosa escadaria Lardarina que liga a estação ferroviária à população.

A aldeia em si, é um pouco diferente das restantes 4…  não tem a vista costeira presente em todas as outras mas têm um ambiente singular que cativa qualquer turista que por lá passe,  ao ponto de ser considerada o “Coração das Cinque Terre”.

DSC_0783-2

Voltando ao comboio (de autocarro, não se esqueçam), seguimos para Vernazza  com uma vista incrível de um porto aberto, um castelo, uma igreja e muitas cores quentes espalhadas por todas as casas que lá existem.

Recomendamos que aproveite o tempo livre para passear e almoçar num dos restaurantes abertos na orla do mar.

Se existisse alguma aldeia que não teríamos perdido sob nenhum pretexto, é Vernazza.

DSC_0841

Por ultimo, mas não menos bonita, Monterosso al Mare, a que fica mais a norte das 5 e a única que tem praia!

As praias são muito bonitas, porém a areia deixa um pouco a desejar… Parece macia, mas é rochosa, dura e pica se andarmos com os pés descalços. Foi um pouco menos idílico do que imaginamos mas mesmo assim, são fantásticas.

Fizemos tudo isto num único dia, talvez o ideal sejam dois, para poderem ver tudo com muito mais calma. A nossa estadia foi em Lá Spezia e foi a partir daí que iniciamos a visita.

O passe de comboio tem um custo diário de 16€ e podem entrar e sair sem limitação (inclui também o autocarro em Corniglia).

Boas viagens!

DSC_0622DSC_0636DSC_0841DSC_0806

3 Replies to “Cinque Terre”

  1. Que fotografias fantásticas! Parabéns!

    1. Muito obrigado 🙂

  2. Boa tarde, qual o aeroporto mais próximo por favor

Deixe uma resposta