São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores e é conhecida por ILHA VERDE! É caracterizada pelos seus extensos prados, manchas florestais e pelas suas grandes lagoas, alojadas em caldeiras vulcânicas de dimensões quilométricas.
A mais emblemática é a Lagoa das Sete Cidades, local de lendas e mitos, e pode ser apreciada no miradouro “Vista do Rei”. Aconselhamos a entrar no hotel abandonado e a subir ao terraço, a vista é deslumbrante!
O encanto prossegue na Lagoa do Fogo, que demonstra um carácter mais selvagem. A lagoa sobressai pela sua extensão, envolvida de vegetação luxuriante e extravagante.
Seguimos para a Lagoa das Furnas, ladeada pelas famosas fumarolas no parque das Furnas mas falaremos nisto no proximo post. Aconselhamos a admirar a sua beleza no miradouro do “Castelo Branco”, é mesmo de cortar a respiração!
Outra lagoa imperdível é a Lagoa do Canário e o seu famoso miradouro da “Grota do Inferno”. Neste local único, é possível ter uma vista da Lagoa das Sete Cidades, da Lagoa Rasa, da Lagoa de Santiago, da Lagoa do Canário, de parte da povoação das Sete Cidades e da Serra Devassa. A uma altitude de 730 metros, vemos o mar, a montanha e as lagoas, no meio de uma vegetação natural e selvagem.
Muitas mais lagoas existem por toda a ilha e merecem verdadeiramente a nossa visita. A dica é parar em todos os locais assinalados como lagoas e miradouros.
Depois das incríveis lagoas e as suas vistas de cortar a respiração… Vamos a banhos?
As piscinas naturais de águas quentes são um dos prodígios da natureza em São Miguel. Aconselhamos a levar um fato de banho velho ou preto pois poderá ficar danificado com a àgua ferrea.
Poças da Dona Beija
As Poças da Dona Beija localizam-se no Vale das Furnas e neste local há várias nascentes férreas e quentes que chegam a atingir os 39º C. Tem três piscinas com temperaturas diferentes, experimentem todas!
Parque Terra Nostra
O Parque Terra Nostra é um jardim com mais de 200 anos e tem um tanque com água termal a cerca de 40ºC . Devido à quantidade de ferro, a água do tanque é acastanhada. Para além do ferro, estas águas termais possuem cálcio, magnésio e outros minerais e oligoelementos essenciais à nossa pele. As pessoas muito baixinhas poderão sentir alguma dificuldade, o tanque tem uma profundidade considerável.
Praia do Fogo, na Ribeira Quente
A praia do Fogo é uma das praias mais bonitas do arquipélago dos Açores. As águas do mar são claras, esverdeadas e aquecidas devido à existência de nascentes hidrotermais submarinas.
Caldeira Velha
É um dos locais mais emblemáticos da Ilha de São Miguel devido à piscina natural com uma cascata. Existe ainda uma outra piscina natural com águas mais quentes. Ambas estão envolvidas num cenário verde e único.
Piscina Natural da Ponta da Ferraria
Na Ponte da Ferraria pode tomar banhos de mar, em que a água fria do oceano se mistura com as águas quentes de duas nascentes termais de origem vulcânica. As piscinas naturais formam-se junto às rochas durante a maré vazante, a melhor hora recomendada para banhos. O acesso não é recomendado a pessoas com mobilidade reduzida.
Ilhéu de Vila Franca do Campo
O Ilhéu de Vila Franca formou-se a partir de uma cratera de um antigo vulcão submerso e tem uma piscina natural em formato circular, protegida do mar e que permite nadar em águas claras e amenas, em que é possível observar os peixes.
Tem nadador salvador e balneários mas não tem sombras.
O acesso é feito apenas de barco, a viagem dura 10min e apanha-se na marina de Vila Franca do Campo.
Aconselhamos a levar merenda ou a comprar umas sandes no Terminal Lounge Café, em Vila Franca.
E muito mais teremos para escrever sobre este paraíso mas terão que aguardar pelo proximo post sobre São Miguel 🙂