Lago da Sanabria – Espanha
Em Espanha, a 35km de Bragança, encontra-se o famoso Parque Natural do Lago de Sanábria. Está situado a noroeste da província de Zamora, dentro da comarca de Sanábria.
No parque encontra-se o maior lago glaciar da Península Ibérica: Lago da Sanabria. É um lago de beleza ímpar, onde o silêncio é apenas interrompido pelo chilrear dos pássaros mas também carrega o peso de uma história.
Na ultima passagem de ano, este foi o nosso local de eleição.
Com uma pequena passagem pela vila de Sanábria, bonita e pitoresca, seguimos para o lago… Mas a contrastar com a sua calma e beleza, existe uma história fatídica, que vamos partilhar convosco.
Foi construída, em 1956, a barragem de Vega de Tera com 200 metros de comprimento e 33 de altura, no entanto esta barragem teve uma vida curtíssima: em 1959, fortes chuvas e temperaturas extremas (-18 °C) abateram-se sobre a Serra de Peña Trevinca. Com muita agua acumulada na albufeira na barragem, estas condições levaram a que fosse aberta uma brecha de 30 metros de altura levando a que uma “descarga” de 8 mil milhões (8.000.000.000!!!!) de litros de agua corressem pelo vale abaixo arrastando tudo o que aparecia pelo caminho. Por azar, a aldeia de Ribadelago foi apanhada desprevenida e viu destruídas quase por completo todas as suas casas, levando a morte a 144 habitantes que nao foram a tempo de se refugiar. Apenas 28 corpos foram resgatados, os restantes desapareceram para sempre no fundo do Lago de Sanábria.
A aldeia foi reconstruída, sendo hoje bem visíveis testemunhos da noite fatídica: ruínas de casas e da igreja matriz, a par da estrutura da barragem, a montante, no silêncio da serra.
Apesar desta história, vale bem a pena visitar a região e provar todos os seus pratos gastronómicos.
Boas viagens!