5 Dicas (importantes) sobre o meu Caminho de Santiago

Se está prestes a fazer o Caminho de Santiago, prepare-se para ter a maior aventura da sua vida. O Caminho ensina-nos bastante sobre a vida, como já escrevi aqui, e apesar de  não ser a favor de se planear muito porque devemos viver o caminho minuto a minuto, é necessária uma preparação mínima… deixo aqui algumas dicas importantes!

1) Qual o custo diário com que devemos contar ?
Estipulei um valor máximo de 25/30€ diários, tudo depende da nossa vontade de cozinhar após 30 km percorridos a pé. Temos sempre a alternativa dos restaurantes locais mas isso irá aumentar bastante o “budget” final. Conte sempre com pelo menos 10€/média por noite para os albergues.

IMG_20160617_102624_576x768

2) Certifique-se que tem tampões de ouvidos!
Dormir em camaratas com mais de 30 pessoas, em alguns casos, pode parecer pacifico… mas durante a noite parecerá um concerto de uma “orquestra de roncos” desafinados. O descanso é, a par da alimentação, um dos mais importantes momentos de preparação da próxima etapa do caminho. Junte um tapa olhos também pois alguns peregrinos andam de lanterna ligada às 3h da manhã.

3) Lavar a roupa no caminho.
A lavagem é feita, no lavatório ou no tanque exterior do albergue, leve uma garrafa com detergente em pó ou liquido. O normal é lavarmos a roupa logo na chegada ao albergue para a roupa ainda ter algum tempo para secar e no dia seguinte estar pronta para ser usada. Junte também alguma molas e uma pequena corda.

IMG_20160611_094249_1024x768

4) Não carregue muita água.
Andei sempre com uma bolsa de 1L, dentro da mochila com aquele tubinho para ajustar na alsa, à medida que ia acabando, ia enchendo novamente em fontes. A água pesa bastante… ao fim de alguns quilómetros, uma garrafinha de 0,5 kg parece pesar uns 5 kg.

5) Apesar do seu corpo se sentir fresco nos primeiros dias/semanas, caminhe devagar.
O seu corpo precisa de tempo para se adaptar ao esforço físico longo e repetido, caminhe com calma e aprecie mais o caminho. Bolhas nos primeiros dias são normais, mas se as pudermos evitar, bem melhor.

 

Estas são as dicas básicas que tive em conta durante o meu Caminho e que me ajudaram a chegar ao fim, espero que sejam úteis!

Bom Caminho!!
IMG_20160617_101428_576x768

Se gostas de organizar a tua viagem e fazer as tuas reservas, poderás utilizar os links do Gato Vadio para planeares as tuas viagens. Não irás pagar mais nada por isso, e dessa forma, ajudarás o Gato Vadio a manter-se ativo.
  Reserva os melhores hotéis no Booking.com, tal como nós!
  Faz o teu seguro de viagem na IATI Seguros ( e ainda recebes 5% de desconto).É importante ires tranquilo e protegido.
  Evita taxas bancárias, utilizando o cartão Revolut. É o nosso melhor amigo das viagens

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.

0 Replies to “5 Dicas (importantes) sobre o meu Caminho de Santiago”

  1. Nunca tive esta experiência, mas confesso que é algo que adorava fazer!

    https://mundodablue.blogspot.pt/

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.