Infelizmente, nem sempre é possível termos disponibilidade para viagens prolongadas e, nesse caso, somos obrigados a visitar sítios fantásticos num curto espaço de tempo. Foi o caso da Ilha da Madeira.
A Madeira merece ser visitada pelo menos durante uma semana, mas como só conseguimos disponibilidade para uma escapadinha de 2 dias, tivemos que optar por explorar os pontos turísticos mais importantes, e vamos partilhar essa viagem contigo!
Como visitar a Ilha da Madeira?
Voamos para a Madeira pela easyJet, com partida do Porto. Reservamos a nossa viatura na Guerin com antecedência e correu tudo bem, portanto, recomendamos os serviços da empresa. Alertamos que deverás ter em conta a cilindrada do carro, pois irás encontrar subidas muito íngremes em alguns pontos da ilha. É importante optares pelo aluguer de uma viatura, principalmente quando vais com pouco tempo. Desta forma, consegues total liberdade para explorar a ilha e rentabilizarás melhor a tua viagem.
O que deves visitar na Madeira?
Mercado dos Lavradores – É um óptimo ponto de partida para conhecer os aromas, sabores e tradições da ilha. Tem apenas em atenção que ENCERRA ao Domingo.
Logo na entrada, encontrarás bancas com muitas espécies de flores, raízes e bolbos, todas típicas da região. Verás também várias bancas com frutas exóticas e, caso os vendedores te questionarem se queres provar as suas frutas, não hesites e experimenta tudo.
No piso inferior, estão as riquezas do mar: muitas bancas com Atum e Espada frescos. Estes são os peixes mais utilizados na gastronomia Madeirense!
Rua Santa Maria – É a rua mais famosa do Funchal e é muito conhecida pelas suas portas coloridas e repletas de obras de arte. Aproveita para fotografar de dia pois, à noite as portas abrem-se e dão vida a bares e restaurantes, tornando-a na rua mais existencial da noite Funchalense.
Marina do Funchal – Aproveita para dar uma caminhada ao longo da avenida da Marina. Encontrarás aqui a estátua do Cristiano Ronaldo, perto do Museu CR7.
Carreiros do Monte – Os famosos “carros de cestos” são uma das atrações mais conhecidas da Madeira. Estes carros são produzidos artesanalmente, com vimes e madeira. ENCERRA ao Domingo.
Teleférico do Funchal – Este teleférico permite-te viajar entre a Zona Velha do Funchal e a freguesia do Monte com uma fantástica vista sobre o Funchal.
Eira do Serrado – Um miradouro situado a uma altitude de 1095 metros, que oferece uma deslumbrante vista sobre a freguesia do Curral das Freiras.
Pico do Areeiro – Este miradouro situa-se no segundo pico mais alto da ilha da Madeira, com 1818 metros de altitude, e tem uma excelente vista panorâmica sobre o maciço central da ilha da Madeira. Aqui podes iniciar um dos mais espetaculares percursos pedestres em direção ao ponto mais alto do arquipélago: o Pico Ruivo, com 1.862 metros. Caso vás apenas dois dias, é melhor deixares esta aventura para uma próxima visita à ilha da Madeira.
Santana – É que irás encontrar as famosas Casas Típicas de Santana. Todas elas estão adaptadas ao contexto actual, transformadas em lojas, onde é possível adquirir uma grande variedade de produtos regionais.
Miradouro da Rocha do Navio – Em Santana, descobrimos este miradouro de cortar a respiração. Proporciona uma excelente vista sobre o Ilhéu da Viúva e sobre a região circundante.
Véu da Noiva – Localizado entre o Seixal e São Vicente, este miradouro é um dos mais fotogénicos da ilha e permite visualizar a cascata do Véu da Noiva e a costa norte da Madeira.
Ribeira da Janela – O seu nome deve-se a um ilhéu que se ergue a cerca de 100 metros da Foz da Ribeira e que nos apresenta uma abertura que com semelhanças de uma janela aberta. Mais uma vista deslumbrante e que não podes perder.
Porto Moniz – As piscinas naturais são o grande “ex-libris” da vila do Porto Moniz. São compostas por rochas vulcânicas, onde o mar entra naturalmente. Existem duas piscinas nesta vila, as Piscinas Naturais do Cachalote e Piscinas do Porto Moniz.
Ponta do Pargo – O miradouro do Farol da Ponta do Pargo é o ponto mais ocidental da ilha e permite observar um magnifico pôr do sol.
Cabo Girão – Na sua plataforma suspensa em vidro, o mais alto promontório da Europa e o segundo mais alto do mundo (580 metros), oferece magníficas panorâmicas sobre o oceano e os municípios de Câmara de Lobos e do Funchal.
Miradouro do Cristo Rei – Neste miradouro, encontra-se uma estátua do Cristo Rei e uma excelente vista panorâmica sobre o Oceano Atlântico, a Reserva Natural do Garajau, parte da baía do Funchal e o Caniço de Baixo.
Miradouro Ponta do Rosto – Um dos miradouros mais bonitos da ilha! Aqui é possível vislumbrar tanto a costa norte, como a costa sul da Madeira. Em dias de céu limpo também é possivel avistar a Ilha do Porto Santo.
Ao longo da tua roadtrip, encontrarás muitos miradouros que não conseguimos nomear aqui, mas aconselhamos a que tentes ver o máximo que puderes.
Relembramos que estas dicas são apenas para 2 dias de viagem. A ilha da Madeira é extensa e tem muito para oferecer, por isso é necessário dedicar-lhe mais algum tempo.
O que beber na ilha da Madeira?
- Poncha
- Vinho da Madeira
- Brisa Maracuja

O que comer na Madeira?
- Bolo do Caco
- Filete de Espada com Banana
- Espetada em pau de Louro
- Lapas
- Milho Frito
- Pudim de Maracuja
- Bolo de Mel
Onde dormir na Madeira?
Nós preferimos ficar alojados no centro do Funchal, na Pensão Astorga. O espaço era bastante simples, mas bem localizado e com uma boa relação qualidade/preço.
Encontrarás mais opções de alojamento no booking.