Aldeias Históricas de Portugal
Durante três dias, fizemos uma roadtrip com destino às Aldeias Históricas de Portugal!
As Aldeias Históricas de Portugal, situadas na região das Beiras e de grande importância histórica, normalmente, eram construídas em terras mais altas, e constituíam núcleos de defesa das populações que nelas se estabeleceram, ainda antes da denominação romana.
A maioria encontra-se rodeada de muralhas e possuí um castelo, o que torna esta experiência uma verdadeira viagem até ao passado!
São 12 as Aldeias Históricas, mas hoje em dia, algumas já são vilas e cidades! Nesta roadtrip conseguimos visitar 9 e partilhamos convosco o nosso roteiro e o registo fotográfico, esperamos que gostem tanto como nós!
1ª Etapa
*Castelo Rodrigo – Nesta aldeia histórica, destacamos a importância para as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que marcam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos.
*Almeida – Devido à sua posição geográfica e à sua Praça- forte em forma de estrela (hexagonal), Almeida foi campo de muitas batalhas e, por isso, muito importante na nossa história! Apreciem as suas grandes Portas, visitem a Fortaleza, as Ruínas do Castelo, a Torre do Relógio, Museu Histórico-Militar e as suas igrejas.
*Marialva – É uma aldeia com poucos habitantes que cresceu para lá das suas muralhas. Aqui é possível visitar as ruínas da cidadela e o castelo, e contemplar o silêncio do seu isolamento.
Nas redondezas, podem ainda visitar Pinhel, Meda e Penedono.
2ª Etapa
*Castelo Mendo – Esta aldeia, foi uma das guardiãs do Rio Côa, devido à sua localização no cimo de um morro. Aqui podem visitar as ruínas, as igrejas, o pelourinho e as suas casas Manuelinas.
*Belmonte – Diz a tradição que o nome Belmonte provém do lugar onde a Vila se ergue (monte belo ou belo monte). Porém, há quem lhe atribua a origem de “belli monte” – monte de guerra.
Visitem o castelo, a judiaria, a sinagoga Bet Eliahu, a igreja, o museu judaico, o museu dos descobrimentos, pelourinho e Paços do concelho, e nas redondezas, visitem Centum Cellas – uma antiga vila romana.
*Sortelha – Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, e umas das que apresenta melhor estado de conservação, pois mantém a sua fisionomia urbana e arquitectónica, inalterada até aos nossos dias. Aqui podem visitar o Castelo e as suas Muralhas, a Torre Sineira, a Igreja, o edifício antigo da câmara e da cadeia e o Jardim do anel.
3ª Etapa
*Monsanto – Monsanto é conhecida como a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal! Passeado pelas suas construções típicas, viajamos ao passado enquanto fizemos um pequeno trilho até ao Castelo! Visitem o Castelo, a Necrópole e a Capela de São Miguel, a Gruta, o Penedo do Pé Calvo, a Igreja Matriz e o Miradouro da Praça de Camões.
Monsanto
*Piódão – A aldeia de Piódão é também conhecida pelo nome de “aldeia presépio”. É uma das aldeias mais bonitas que já visitamos e as suas casas de xisto com janelas e portas azuis, estratégicamente construídas na encosta da serra, tornam esta aldeia ainda mais mágica. Visitem o Núcleo Museológico de Piódão e a sua Igreja matriz, e se puderem, sigam mais uns quilometros e aproveitem para conhecer Foz D’Égua.
Se forem com mais tempo, visitem também as restantes aldeias históricas: Idanha-a-Velha, Linhares da Beira e Castelo Novo.
As distâncias entre as aldeias ainda são consideráveis, por isso, aconselhamos a que explorem todas as ruas e ruelas com calma e que visitem todos os postos de turismo. Experimentem a gastronomia local e desfrutem… Para conseguirem visitar todas as aldeias com calma, serão necessários, pelo menos, 5 dias.
Onde dormir?
-Turpino B&B
O Alojamento está localizado numa localidade sossegada, muito próxima de Figueira de Castelo Rodrigo e das Aldeias Históricas de Castelo Rodrigo e Almeida. É um óptimo ponto de partida para a “viagem ao passado”.
Juízo, é uma aldeia tipicamente beirã, com vestígios de uma Villa Romana, inserida no centro de 5 Aldeias Históricas, onde o senhor José Guerra e a D. Isabel, decidiram recuperar várias casas antigas, criando assim o empreendimento Casas do Juízo.
Onde comer?
-Taberna do Juízo ( Casas do Juízo)