Aldeias Históricas

Durante três dias, fizemos uma roadtrip com destino às Aldeias Históricas de Portugal! Infelizmente não conseguimos conhecer as aldeias todas, mas de certeza que voltaremos em breve e iremos conhecer as restantes.

As Aldeias Históricas de Portugal, situadas na região das Beiras e de grande importância histórica, eram construídas normalmente em terras mais altas, e constituíam núcleos de defesa das populações que nelas se estabeleceram, ainda antes da denominação romana. A maioria encontra-se rodeada de muralhas e possui um castelo, o que torna esta experiência uma verdadeira viagem até ao passado!

São 12  Aldeias Históricas. Hoje em dia algumas já são vilas e cidades!

As distâncias entre elas ainda são consideráveis, por isso aconselhamos a que explorem todas as ruas e ruelas com calma e que visitem todos os postos de turismo. Experimentem a gastronomia local e desfrutem… Para conseguirem visitar todas as aldeias, serão necessarios 5/6 dias.

Partilhamos convosco o nosso registo fotográfico, esperamos que gostem tanto como nós!

*Almeida – A Praça-forte é de planta hexagonal, constituída por seis baluartes, aos quais correspondem o mesmo número de revelins.

*Belmonte – Diz a tradição que o nome Belmonte provém do lugar onde a Vila se ergue (monte belo ou belo monte). Porém, há quem lhe atribua a origem de “belli monte” – monte de guerra.

*Castelo Mendo – Aldeia de características predominantemente medievais, constituída por dois núcleos amuralhados, a Cidadela e a Barbacã.

*Castelo Rodrigo  – Entre os monumentos que acrescentam valor ao património histórico são de destacar as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos.

 

*Marialva – Povoada pelos aravos, povo lusitano, foi posteriormente conquistada pelos romanos, seguidos dos árabes, até à vitória final de D. Fernando, o Magno, em 1063, na sua emblemática conquita das Beiras.

*Monsanto – Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995.

*Piódão – A aldeia do Piódão é característica pela sua disposição em anfiteatro, o chamado presépio de xisto, com as casas de grande consistência formal, arquitetónica e estética.

*Sortelha – Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas.

*Trancoso – A cintura de muralhas que ainda rodeia a antiga vila medieval, bem como o vasto património arquitetónico civil e religioso, conferem ao Centro Histórico uma imagem única.

*Idanha-a-Velha

*Linhares da Beira

*Castelo Novo 

Poderão visitar também Penedono e Meda!

Onde dormir?

-Turpino B&B 

O Alojamento está localizado numa localidade sossegada, muito próxima de Figueira de Castelo Rodrigo e das Aldeias Históricas de Castelo Rodrigo e Almeida. É um óptimo ponto de partida para a “viagem ao passado”.

-Casas do Juízo

Juízo, é uma aldeia tipicamente beirã, com vestigios de uma Villa Romana, inserida no centro de 5 Aldeias Históricas, onde o senhor José Guerra e a D. Isabel, decidiram recuperar várias casas antigas, criando assim o empreendimento Casas do Juízo.

Onde comer?

-Taberna do Juízo ( Casas do Juízo)

 

Bibliografia: http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/

Boas Viagens!

Deixe uma resposta