Restaurante “O Brandeiro”

Em pleno Vale Glaciar do Rio Vez e às portas do Parque Natural da Peneda do Gerês, descobrimos uma antiga aldeia de pastores, a Branda da Aveleira, que hoje em dia está vocacionada para o Turismo Rural e de Montanha.

Esta aldeia, envolvida por paisagens graniticas e verdejantes, além das casas de turismo rural, possui um restaurante típico e regional – O Brandeiro.
Este foi o restaurante escolhido para podermos desfrutar destas vistas de cortar a respiração e degustarmos mais uma iguarias regionais.
O espaço é rústico, respeita as caracteristicas do meio envolvente, sendo construído com granito, xisto e  madeira. Com vidraças voltadas para a aldeia e para as montanhas, oferece-nos uma vista panorâmica, o que o transforma num restaurante de charme!

Com uma vasta lista de pratos típicos, optamos por provar o famoso Cabrito Assado no Forno e o Bacalhau à Brandeiro e para entrada, uma deliciosa Chouriça Assada.
Mais uma vez, e como vem sendo habitual pelos nossos passeios em Portugal, as doses foram muito bem servidas!

Como sugestão do “Fim de Semana Gastronómico de Melgaço”, não poderíamos deixar de provar o típico Bucho Doce e uma leve Mousse de Limão.

Após o almoço e para ajudar a digestão, fizemos uma pequena caminhada pela aldeia com o senhor Agostinho Alves (proprietário do restaurante e do turismo rural) e ficamos a conhecer todos os recantos e histórias da Branda da Aveleira.
Na próxima visita a Melgaço, com certeza que iremos ficar hospedados numa das suas casinhas e explorar os maravilhosos trilhos pedestres que envolvem a aldeia.

Obrigada Sr. Agostinho pela sua amabilidade e disponibilidade para nos receber e  ainda nos apresentar a Branda da Aveleira.
____________________________________________________________________________________________
O brandeiro
Branda da Aveleira
Morada: Branda da Aveleira, Gave
4960-160 Melgaço

Tlm: 934 870 682

0 Replies to “Restaurante “O Brandeiro””

  1. Bela sugestão, vou guardar para futuro. O Gerês é sempre um bom ponto de partida para uma jornada de aventura e o Brandeiro pode bem ser o ponto de chegada.

  2. […] A aldeia da Branda da Aveleira é envolvida por paisagens graníticas e verdejantes e, além das casas de turismo rural, possui um restaurante típico e regional – O Brandeiro. Este foi o restaurante escolhido para podermos desfrutar destas vistas de cortar a respiração e degustarmos mais uma iguarias. Contamos tudo aqui. […]

Deixe uma resposta