Sistelo, caminhada pelos socalcos
Desta vez começamos o nosso texto com rimas pois, em Arcos de Valdevez descobrimos o “pequeno Tibete Português” – a Aldeia de Sistelo.
Rodeada pelos seus socalcos verdejantes, construídos para aumentar a sua área agrícola, esta aldeia convida-nos a experimentar os seus diversos trilhos. Existem vários e cada um com o seu grau de dificuldade.
Optámos pelo Trilho das Brandas de Sistelo, um percurso pedestre de 8,55 km com início em Sistelo e com passagem por duas Brandas, a do rio Covo e a do Alhal.
Foi um percurso intenso porque começamos com uma subida muito íngreme e longa, mas acreditem que valeu cada “abafo”.
As paisagens são majestosas e, juntamente com o ar puro da natureza, compensaram todas as dificuldades respiratórias e físicas!
Após terminarmos o nosso percurso, aproveitamos para conhecer a aldeia de Sistelo, e para fazer um picnic antes de partirmos para um trilho menor. Ainda não estávamos suficientemente cansados!
O percurso escolhido para finalizar a nossa visita foi o Trilho das Pontes. É um percurso mais rápido e mais curto, mas igualmente encantador.
Iniciamos perto do Castelo, passando por escadarias de pedras e caminhos rurais até ao Rio Vez. Nessa zona, é possível descansar e molhar os pés. Atravessamos para a outra margem e percorremos um pequeno passadiço, que nos levou de volta a Sistelo.