Autocaravana, a primeira experiência

Viajar numa Autocaravana foi, sem dúvida alguma, das melhores experiências que já vivênciamos desde que criamos o blog Gato Vadio.
Alugamos a autocaravana na Gofree, partimos sem qualquer expectativa, de malas e bagagens com tudo o que achamos necessário para o nosso bem estar, e fomos brindados com uma semana inesquecível.

Sim, é possível viver uma semana, ou mais, num espaço muito reduzido sem que nos falte nada… tínhamos sala, televisão, cozinha, quarto, wc com água quente, vistas privilegiadas e liberdade total!


O facto de podermos viajar sem rumo e saborear o momento ou a vista, foi o que nos encantou ainda mais nesta viagem.
Cozinhamos com vista para o mar em Sines, comemos sandes com vista para a Lagoa de Santo André, descansamos no meio de paisagens verdejantes, fizemos grelhados em parques de campismo e ainda lanchamos na barragem do Alqueva!

Para desfrutarem de uma experiência tão enriquecedora como a nossa, compilamos neste post algumas dicas úteis:

*Entrem no espírito e façam vida de caravanistas

Levem comida, cadeiras de campismo, grelhador, utensílios de cozinha, roupa de cama (nós optamos por sacos cama), almofadas, papel higiénico, produtos para higiene diária, toalhas, chinelos… tudo o que precisem para estarem limpos e confortáveis!

*Levem um spray/pastilhas para Melgas e Mosquitos

Apesar da viatura ter as cortinas de rede, recebemos algumas visitas indesejáveis e como nos esquecemos deste pormenor, as “feras” não nos perdoaram na primeira noite!

*Levem capacete à prova de cabeçadas

Esta foi parte mais complicada da primeira experiência numa autocaravana… claro que não precisam de capacetes, mas avisamos já que se não estiverem habituados a baixar a cabeça, nos primeiros dias irão dar muitas cabeçadas! Terminamos as férias com alguns “galos”.

*Fiquem em parques de pernoita ou em parques de campismo

Nós optamos sempre por parques de campismo por uma questão de conforto nos banhos e para termos electricidade nas tomadas.
Alertamos apenas que os balneários dos parques de campismo não são aquecidos na época mais fresca, por isso, se estiver frio, optem pelos banhos dentro da autocaravana!

Sanita e águas sujas!

As sanitas das autocaravanas, são sanitas químicas… ou seja, a única coisa que terão que fazer é pegar na cassete (depósito) que está num compartimento da viatura, agitá-la bem e despejar nas zonas próprias das áreas de serviço para caravanas ou nos parques de campismo ( o despejo das águas sujas, também terá que ser feito nestes locais).
Apenas verão um líquido azul, pois existem umas pastilhas que desfazem todos os sólidos e anulam os maus cheiros. Essas pastilhas, normalmente fornecidas pela empresa de aluguer, devem ser colocadas após a limpeza da cassete, juntamente com um bocadinho de água limpa.
Fácil, prático e nada incomodo!

Antes de iniciar a marcha, confirmem sempre se tem tudo arrumado e trancado

Se se esquecerem de portas de armários abertas, ou até mesmo do frigorifico, na primeira curva irão ouvir muito barulho… É importante verificar tudo, por uma questão de segurança.

Estacionamento

Não é fácil arranjar estacionamento digno para uma viatura deste porte, mas fora dos centros, conseguimos arranjar alguns parques de estacionamento com espaço suficiente para as autocaravanas. Por vezes, o estacionamento terá que ser feito na diagonal, mas o importante é que não incomode o trânsito!

O turismo itinerante, tem vindo a crescer em Portugal e é uma boa opção para viagens sem destinos certos, acaba por ser compensatório face ao preço dos hóteis e dos restaurantes.

Boa viagem!

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.