Setúbal

Aproveitando a “fronteira” com o Alentejo, escolhemos Setúbal para a primeira paragem da nossa roadtrip com a autocaravana Gofree.

Como a nossa vontade era explorar a Serra da Arrábida, observar os golfinhos e experimentar o BirdWatching (observação de aves), recorremos aos serviços da empresa Rotas do Sal.
Combinamos tudo por email e à hora marcada, esperava-nos o guia Nuno com a carrinha da empresa.

O nosso dia iniciou-se com um percurso pela Serra da Arrábida e, entre o azul do mar e o verde da vegetação, descobrimos paisagens deslumbrantes… quer de praias cristalinas, quer de edifícios históricos!

A primeira praia que encontramos foi a Praia da Figueirinha, uma das mais frequentadas na região pela sua facilidade de acesso e extenso areal.
Segue-se GalaposGalapinhosa escondida Praia dos Coelhos e o famoso Portinho da Arrábida, uma das praias mais bonitas de Portugal.

Todas as praias são de areia branca fina e banhadas por águas calmas e límpidas mas existe o contratempo dos estacionamentos e dos difíceis acessos, pois a serra é uma área protegida.

Desta vez, ficamo-nos apenas pelos miradouros mas com uma enorme vontade de voltar na época balnear !

Rumamos em direção a Azeitão, mas não sem antes pararmos no miradouro do Convento da Arrábida para observar a sua arquitectura e as cinco torres (capelas) redondas sobre a falésia que, provavelmente, eram usadas para meditação solitária.

Em Azeitão, tivemos o privilégio de visitar uma Fábrica de Azulejos e ficamos a conhecer três técnicas de produção. (Nunca mais iremos olhar para os azulejos da mesma forma!)

Se tiverem tempo, aconselhamos a visitarem uma Adega e não se esqueçam de provar os Queijos de Azeitão e as famosas Tortas de Azeitão, acompanhadas com um belo Moscatel de Setúbal.

DSC_0077_1600x1014

Continuamos a nossa viagem até ao Castelo de Palmela e fomos presenteados com uma pequenina aula de história dada pelo nosso guia da Rotas do Sal. Ficaríamos ali horas a ouvir o Nuno e a absorver os seus conhecimentos!
Na Torre de Menagem, em dias limpos, é possivel avistar Lisboa e as suas redondezas.

Regressamos a Setúbal para experimentar o famoso Choco Frito e a Sardinha Assada e para conhecer melhor a cidade. Em cada rua e em cada esquina, podem ver-se testemunhos de riqueza histórica.

O que visitar em Setúbal?

*Parque Urbano de Albarquel
*Miradouro de S. Sebastião
*Casa da Cultura
*Mercado do Livramento
*Casa da Baía
*Forúm Municipal Luisa Todi
*Forte de S. Filipe

DSC_0138_1493x1200

No dia seguinte esperava-nos mais um dia de emoções com a Observação de Golfinhos  e de Aves. Descrevemos esse dia aqui!

Não deixem de visitar também: Sesimbra, Cabo Espichel e a Praia da Ribeira do Cavalo.

____________________________________________________________________________________________

Contactos da Rotas do Sal

Site: www.rotasdosal.pt

Telefone: +351 938 122 190

0 Replies to “Setúbal”

  1. […] este de Setúbal encontra-se o Estuário do Rio Sado e a Reserva Natural, onde se encontra uma comunidade […]

  2. Coisas de Feltro says: Responder

    Ainda há umas semanas estive aí. Gosto muito. Também tenho algumas visitas no meu blog. É bom partilhar experiências e fotografias dos lugares.

    1. Sem dúvida <3

  3. […] fizemos uma roadtrip em Autocaravana durante uma semana, sem pressas e sem planos traçados, por Setúbal e pelo […]

Deixe uma resposta