Golfinhos e Aves com a Rotas do Sal

A este de Setúbal encontra-se o Estuário do Rio Sado e a Reserva Natural, onde se encontra uma comunidade permanente de Golfinhos Roaz-corvineiro e centenas de outras espécies animais.

Aproveitando estas riquezas da natureza, fomos com a Rotas do Sal fazer o passeio da Observação dos Golfinhos e da Observação de Aves.

Observação de Golfinhos 

A Rotas do Sal foi a nossa escolha por ser a primeira empresa de turismo na região de Setúbal, licenciada para a observação de golfinhos.
Embarcamos no barco da empresa e navegamos nas águas calmas e cristalinas da Baia de Setúbal em busca da comunidade de 30 golfinhos (chamados de “Roazes”, por supostamente roerem as redes dos pescadores).
Estes golfinhos, alimentam-se de Chocos, Robalos e Taínhas, consumindo um total de até 10kg por dia. São animais de grande porte, medindo até 4 metros e pesando até 400 kg.
Estão todos identificados com nome próprio graças às caracteristicas únicas das suas barbatanas dorsais.

Com a grande experiência do guia Jorge, foi muito rápido avistarmos os nossos “amigos” ao longe e por sorte, estavam bem dispostos e presentearam-nos com um magnifico espetáculo de coreografia aquática.
Ainda tivemos o privilégio de observar a cria mais recente e a sua progenitora e, os mais atrevidos, aproximaram-se bastante da embarcação.

Poder observar a liberdade destes animais selvagens que nos brindam com a sua companhia e boa disposição é, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para miúdos e graúdos.

Tendo em conta a localização da comunidade dos golfinhos, ainda poderão passar pela península de Tróia, costa da Arrábida e as suas praias, Fortaleza do Outão e pelo Palácio da Comenda.

Observação de Aves

A zona da Mourisca, é frequentemente visitada por 70.000 espécies de aves que escolhem esta zona pela sua tranquilidade e pelo suporte alimentar que lhes oferece.
Consoante a época do ano, é possível observar Pernilongos, Flamingos, Garças-Vermelhas e Cegonhas Brancas, entre outras variadíssimas espécies.

O nosso percurso começou no interior da Reserva Natural do Estuário do Sado mas fora dos circuitos habituais, para conseguirmos visualizar com grande proximidade algumas aves aquáticas nas salinas e sapais. As que encontramos em maior quantidade foram os Flamingos e podemos já informar que são majestosos!

Neste percurso visitamos a zona das Praias do Sado, várias salinas do Sado, Mitrena, Faralhão, o Moinho de marés da Mourisca e Zambujal.
Fomos parando sempre que o guia da Rotas do Sal avistava alguma ave!

Terminamos a nossa experiência com o coração cheio, com uma enorme vontade de voltar e sem palavras suficientes para agradecer ao Nuno e ao Jorge da Rotas do Sal por nos terem ensinado tanto e partilhado connosco o que de melhor fazem. Obrigada!

____________________________________________________________________________________________

Contactos da Rotas do Sal

Site: www.rotasdosal.pt

Telefone: +351 938 122 190

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.