Mina do Lousal
Na nossa passagem pelo Alentejo, fomos conhecer a aldeia mineira do Lousal e a sua extinta mina, que outrora empregou milhares de mineiros, mas hoje em dia é um complexo reabilitado pelo Centro de Ciência Viva do Lousal.
A nossa viagem até ao passado foi acompanhada pela guia Margarida que nos explicou toda a história desta Mina e o trabalho desempenhado pelo Centro de Ciência Viva- Mina de Ciência, na actualidade.
Iniciamos a nossa visita pelo edifício onde antigamente funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, das lanternas e dos equipamentos de trabalho e o Balneário. Neste momento, este espaço possuí várias áreas expositivas, módulos interactivos, uma gruta virtual, o laboratório, o auditório (onde assistimos a um documentário sobre a mina) e espaços recreativos para miúdos e graúdos.
Seguimos para o Museu Mineiro, uma antiga central eléctrica que hoje em dia alberga um importantíssimo espólio documental, objetos e equipamentos que nos permitiram conhecer o quotidiano dos anos de funcionamento da mina (o seu cheiro característico ainda é sentido).
Continuamos a nossa visita até à tão aguardada Galeria de Waldemar, a primeira galeria a ser explorada no Lousal. De capacetes na cabeça e lanternas nas mão, viajamos até ao centro da Terra, exploramos os antigos paióis e percorremos os seus quase 300m de extensão. Ainda tivemos a oportunidade de observar uma família de 4 morcegos que descansavam no tecto da galeria!
No exterior da galeria, fizemos um percurso que passa pela antiga Corta do Lousal e pelas suas Lagoas Ácidas, a verde e a vermelha.
Foi uma manhã intensa, de muita aprendizagem e sobretudo muito cultural! Aconselhamos esta experiência a adultos e crianças, pois existem várias actividades para miúdos!
Obrigada ao Centro de Ciência Viva do Lousal por nos ter acompanhado nesta viagem “no espaço e no tempo“!
____________________________________________________________________________________________
Contactos do Centro de Ciência Viva do Lousal