Na nossa passagem pelo Alentejo, fomos conhecer a aldeia mineira do Lousal e a sua extinta mina, que outrora empregou milhares de mineiros, mas hoje em dia é um complexo reabilitado pelo Centro de Ciência Viva do Lousal.

A nossa viagem até ao passado foi acompanhada pela guia Margarida que nos explicou toda a história desta Mina e o trabalho desempenhado pelo Centro de Ciência Viva- Mina de Ciência, na actualidade.

Iniciamos a nossa visita pelo edifício onde antigamente funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, das lanternas e dos equipamentos de trabalho e o Balneário. Neste momento, este espaço possuí várias áreas expositivas, módulos interactivos, uma gruta virtual, o laboratório, o auditório (onde assistimos a um documentário sobre a mina) e espaços recreativos para miúdos e graúdos.

Seguimos para o Museu Mineiro, uma antiga central eléctrica que hoje em dia alberga um importantíssimo espólio documental, objetos e equipamentos que nos permitiram conhecer o quotidiano dos anos de funcionamento da mina (o seu cheiro característico ainda é sentido).

Continuamos a nossa visita até à tão aguardada Galeria de Waldemar, a primeira galeria a ser explorada no Lousal. De capacetes na cabeça e lanternas nas mão, viajamos até ao centro da Terra, exploramos os antigos paióis e percorremos os seus quase 300m de extensão. Ainda tivemos a oportunidade de observar uma família de 4 morcegos que descansavam no tecto da galeria!

No exterior da galeria, fizemos um percurso que passa pela antiga Corta do Lousal e pelas suas Lagoas Ácidas, a verde e a vermelha.

Foi uma manhã intensa, de muita aprendizagem e sobretudo muito cultural! Aconselhamos esta experiência a adultos e crianças, pois existem várias actividades para miúdos!

Obrigada ao Centro de Ciência Viva do Lousal por nos ter acompanhado nesta viagem “no espaço e no tempo“!

____________________________________________________________________________________________

Contactos do Centro de Ciência Viva do Lousal

Telefone: +351 269 750 520 | +351 269 750 522

Email:
info@lousal.cienciaviva.pt

Se gostas de organizar a tua viagem e fazer as tuas reservas, poderás utilizar os links do Gato Vadio para planeares as tuas viagens. Não irás pagar mais nada por isso, e dessa forma, ajudarás o Gato Vadio a manter-se ativo.
  Reserva os melhores hotéis no Booking.com, tal como nós!
  Faz o teu seguro de viagem na IATI Seguros ( e ainda recebes 5% de desconto).É importante ires tranquilo e protegido.
  Evita taxas bancárias, utilizando o cartão Revolut. É o nosso melhor amigo das viagens

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.