Santa Marta de Portuzelo

Mordomas e Lavradeiras… dizem-vos alguma coisa?

DSC_0327_1600x993

Uma das necessidades que sentimos quando visitamos alguns concelhos do Alto Minho foi percerber o que são, afinal, as suas tão importantes Romarias e Tradições.

Para conhecermos estas festividades minhotas, nada melhor do que visitar o coração do folclore: Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo!

Escolhemos visitar esta freguesia no dia da apresentação do seu Cartaz e do Programa de actividades da Romaria de Santa Marta de Portuzelo e assim tivemos o privilégio de assistir a tão importante espectáculo cómico preparado pela população, chamado “Globos de Ouro”.

DSC_0149_1600x1117

O cartaz de 2018 enaltece a Mordoma e o seu ouro que durante os dias da Romaria formam uma combinação perfeita atraindo os olhares curiosos de milhares de pessoas.
É também uma homenagem a todas as Santamartenses que, enquanto solteiras, cumprem esta tradição de serem mordomas da padroeira, pelo menos uma vez na vida e que vão passando estes valores de geração em geração!

Tivemos acesso aos “bastidores” desta especial Romaria, onde assistimos ao ensaio do Coro das Virgens e nos explicaram também todos os pormenores da ornamentação da igreja. Fomos conhecer os diversos trajes e o significado de cada um, aprendemos a fazer as Velas Votivas com o sr. Álvaro Sales e a ainda vimos a decoração dos andores.

Ficamos encantados com o grande trabalho de equipa que está por trás deste evento e, acreditem que tudo é feito com muito amor e dedicação pelos artesãos e moradores de Santa Marta.
Os santamartenses vivem isto intensamente e conseguiram-nos cativar e despertar a curiosidade! Dia 10,11 e 12 de Agosto, lá estaremos… vêm connosco?

33579993_2187517487941669_3710398989766492160_o

O que visitar?

* Além de visitar o pequeno centro da freguesia, poderão também fazer um picnic no Parque da Preguiça, uma tranquila margem do rio Lima.

Núcleo Museológico do Linho – Aproveitem para reviver e/ou recordar tradições passadas.

Onde dormir?

*Aproveitando os encantos de Santa Marta, não poderíamos perder a oportunidade de ficarmos hospedados no Castelo de Portuzelo.
Uma casa “acastelada”, recuperada desde 1980, que nos brinda com uma decoração rústica e com caracteristicas medievais.
A casa possuí quartos para Alojamento Local mas não oferece pequeno almoço. É possível passear pelos seus jardins e relaxar na piscina.

*Villa Vale Flores – Uma casa de antigos emigrantes, transformada em B&B com todo o requinte para uma hospedagem tranquila em ambiente rural.
A casa possuí piscina, jardim e tv em todos os quartos.

Onde comer?

Em Santa Marta, experimentamos dois restaurantes:

*Café ” O Poço”  
R. da Linha do Vale do Lima 83, Viana do Castelo

*Restaurante “Camelo”

Boas Romarias!

____________________________________________________________________________________________

Como planeamos a nossa Viagem :

Ao fazeres a reserva através dos links abaixo, estás-nos a ajudar a manter o blogue activo e sem influência nas nossas opiniões.

Resultado de imagem para saúde iconAo fazeres o teu seguro de viagem através da IATI Seguros, estás de imediato a poupar 5% e ainda ajudas os Gatos!

Resultado de imagem para hotel icon Podes encontrar os melhores preços na reserva de todas as tuas estadias através do Booking.com



Deixe uma resposta