Serpins |Garganta do Cabril do Ceira
Como amantes de experiências e da natureza, aproveitamos a escapadinha até à Serra da Lousã* para dar uso à nossa tenda de campismo e, entre pesquisas de parques nas suas proximidades, acabamos por descobrir Serpins e ficamos alojados no Serpins Camping.
O parque em si, é bastante simples e calmo, e serviu apenas para estadia.
Decidimos que este dia seria apenas dedicado ao nosso “divertimento aquático” e começamos por visitar a praia fluvial de Serpins, ou como também é chamada: Praia Fluvial da Nossa Sra da Graça. Esta praia fluvial fica mesmo ao lado do Serpins Camping e tem um pequeno parque de merendas. Passamos umas horinhas da manhã, a brincar na água e a relaxar na sua pequenina praia de “areia”. É um excelente local para descanso e convívio!
Com a importantíssima dica do blog O nosso olhar do Mundo, partimos à descoberta de outra maravilha: A Garganta do Cabril do Ceira.
O caminho para lá chegar é por terra batida e não está nas melhores condições, por isso, tenham cuidado com os carros… Podem estacionar mesmo perto do rio.
A paisagem é de cortar a respiração e a envolvência do local, é mágica! Perfeito para nadar, para usar bóias e colchões e respirar ar puro!
Chama-se Garganta do Cabril do Ceira devido ao espectacular efeito de estreitamento que o canhão quartzítico provoca no rio, abrindo depois para uma espécie de piscina natural. Algumas pessoas estavam a saltar dessas pedras, mas é extremamente perigoso!
Na margem esquerda do rio, existe um túnel inacabado que pretendia fazer a ligação ferroviária entre Serpins e Arganil. Em 1970 correram os rumores que víria a ser construído, mas continua assim até aos dias de hoje.
Aproveitem a natureza e os seus encantos e relaxem nestas fantásticas águas cristalinas que descobrimos sem querer… Serpins foi um feliz acaso!