Em Setembro de 2017 partimos de mochila às costas à descoberta de Itália durante 10 dias! Organizamos toda a nossa viagem com muita antecedência e optámos por fazer um intrarail, deslocando-nos assim de comboio para evitar parques de estacionamento, trânsito e multas.
Iniciamos a nossa viagem em Milão-Bergamo e terminamos em Milão-Malpensa.
Diariamente fomos publicando o “diário de bordo”, nas nossas redes sociais e partilhamos aqui um resumo dos nossos 10 dias por terras italianas!

Dia 1/10

Bérgamo, Milão, Génova

Primeira paragem desta nossa aventura: Bérgamo!
Em Bérgamo visitamos a Citta Alta: a cidade antiga, dentro de um castelo! São poucos os turistas que visitam esta cidade, mas vale a pena percorrer todas as suas ruas e igrejas!

Seguimos para Milão e realmente a Duomo é majestoso, é enorme! Não estivemos muitas horas, mas como o seu centro é pequeno, conseguimos ver praticamente todos os pontos turísticos.

A última paragem do dia foi em Génova e foi lá que pernoitamos 1 noite!

Dia 2/10

Génova, Portofino e San Fruttuoso

Génova… primeiro estranha-se, depois entranha-se! É uma cidade portuária e, em algumas partes, a cidade é um pouco escura e suja, mas isso até a torna especial! Explorámos a cidade durante a manhã e sempre a pé, sem entrar em nenhum museu.

Seguimos a nossa viagem até Santa Margherita Ligure, de comboio, para apanharmos o barco para Portofino!
Existem duas opções de passeio: Portofino (1h30 de paragem) e San Fruttuoso (30min de paragem) ou apenas Portofino,  sendo que o barco será o mesmo. Aconselhamos a visitarem as duas pois, são completamente diferentes!

San Fruttuoso tem uma pequena praia com a água cristalina, mas o seu areal é composto por pedras e não são agradáveis nos pés, nem para nos deitarmos!

Portofino é muito bonita e elegante. Com um porto repleto de iates, aqui sente-se a luxúria! Percam-se pelas suas ruas estreitas e aproveitem para fazer umas compras nas lojas de elite! Podem visitar a Igreja de São Martinho e a fortaleza do Castello Brown.
Terminamos este dia em La Spezia, para nos prepararmos para a aventura do dia seguinte: Cinque Terre

Dia 3/10

Acordamos em La Spezia e dirigimo-nos para a estação de comboios para comprarmos o passe das Cinque Terre. Com este bilhete podes entrar e sair, as vezes que quiseres, no percurso das aldeias.
As Cinque Terre  são 5 aldeias piscatórias, escondidas na costa da Liguria. O acesso é feito de comboio via La Spezia ou Levanto, de barco ou por trilhos (entre algumas aldeias, os trilhos estão cortados).

Riomaggiore –
Escadas por todo o lado, mas existe a opção de seguirem pelo túnel e fugir à grande parte das escadarias. Explorem a parte do porto e não se esqueçam da fotografia da praxe.

Manarola – A mais pitoresca e, para nós, a mais bonita! Vale a pena fotografá-la ao pôr do sol e experimentar o famoso restaurante “Nessum Dorma” pois, oferece-nos uma vista incrível.

Corniglia – A única que não tem costa marítima e com o seu próprio encanto. Recomendamos que aguardem pelo autocarro à saída da estação do comboio (está incluído no passe), ou se estiverem dispostos a caminhar, podem fazer parte do trilho e subir a escadaria que nos leva a Corniglia.

Vernazza- Pequena, bonita e já possui um pouco de espaço para banhos. Exploramos as suas lojinhas e ruas e descansamos no porto.

Monterosso al Mare – A aldeia ideal para fazerem praia pois, o areal é extenso e a água é límpida e amena. Há alguma dificuldade para estender a toalha, e também é uma praia de pedrinhas. Fomos constantemente abordados por vendedores ambulantes e não sentimos segurança para abandonarmos os nossos pertences no areal.

Terminada a exploração às aldeias, seguimos novamente para La Spezia para pernoitar.

Estivemos 2 noites em La Spezia.

Dia 4/10

Acordamos muito cedo pois, antes de seguirmos para Roma, decidimos fazer uma paragem em Pisa. Estivemos lá cerca de 2 horas a ver o amanhecer e assim conseguimos fotografias sem turistas. A estação de Pisa fica afastada da Torre, daí ser necessário recorreres aos autocarros que se encontram na saída da estação.

Seguimos a nossa viagem para Roma e, depois de instalados no nosso quarto, partimos à aventura começando logo a percorrer as suas ruas. A cada virar de esquina, um novo pedacinho de história. É impossível não adorar esta cidade.

Estivemos 3 noites em Roma.

Dia 5/10

Infelizmente, o dia começou com um grande temporal e limitou a nossa saída e os nossos planos.
Com a melhoria das condições climatéricas, pegamos nas câmeras e lá fomos nós à descoberta de mais encantos em Roma. Tentamos ir ao Coliseo, mas devido às chuvas tiveram que o encerrar. Seguimos então para o Vittorio Emanuell II, um monumento dedicado ao pai da pátria italiana. Percorremos a Via del Corso, uma das mais famosas ruas de Roma que nos levou à Piazza Del Popolo.

Dia 6/10

Neste dia, resolvemos ir ao Vaticano e estivemos 90 minutos na fila. Mas, como quase tudo em Roma, vale a pena e surpreende pelo positiva! É enorme, tem imagens e obras de arte lindíssimas, e merece umas horas para a explorar em condições.

Da parte da tarde, perdemo-nos mais um bocadinho por Roma. É incrível como a caminhar, vamos descobrindo lugares fantásticos.
Foram as últimas horas na cidade e, portanto, tivemos que a aproveitar ao máximo.

Dia 7/10

Iniciamos o dia com uma viagem até Florença e, tal como esperávamos, ficamos apaixonados! Esta cidade é mais romântica, repleta de obras de arte e de construções grandiosas.

Demos corda aos sapatinhos e percorremos todo o centro da cidade, adoramos a Ponte Vecchio, Santa Maria Del Fiore, Uffizi Gallery, Palazzo Vecchio, Basílica Santa Croce…

Pernoitamos 2 noites em Florença.

Dia 8/10

Dedicamos o segundo dia para “esmiuçar” aquilo que achamos de interessante no dia anterior e sentirmos Florença. Para visitares alguns monumentos, convém comprares as entradas online para evitares as gigantescas filas!
A cidade é muito limpa e cuidada, percorre-se muito bem a pé e não se sente nenhuma insegurança.
Para almoçar, como bons portugueses e tendo a gata uma costela transmontana, fomos provar uma tábua de enchidos (recomendado por uma seguidora do blog) na Prosciutteria Firenze, e adoramos.

Dia 9/10

Percorremos as ruas e ruelas de Veneza e partimos de vaporeto rumo a Murano e Burano, as ilhas primas de Veneza! Não são tão procuradas pelos turistas, mas não deixes de as visitar.
A principal atração turística de Murano, são os vidros e as fábricas de vidro. Apetece comprar tudo. E cuidado para não partires nada, sai muito caro!
Tivemos o privilégio de assistir a uma demonstração numa fábrica de vidros e é espantoso como conseguem fazer autênticas obras de arte.

Já Burano, é uma ilha ainda mais fotogénica. Vale muito a pena a sua visita e desfrutar das suas casas coloridas que fazem a simbiose perfeita para uma bela fotografia.

Diz a lenda, que as casas eram pintadas de cores fortes e diferentes para que os pescadores pudessem vê-las ao longe, quando regressassem a casa após um longo período de pesca!

Mais tarde iremos escrever um artigo dedicado a Veneza, Murano e Burano, mas adiantamos que pernoitamos 1 noite em Veneza-Mestre.

Dia 10/10

Assim termina a nossa aventura! Regressamos de comboio a Milão e seguimos de autocarro para Malpensa.
Foram dias maravilhosos, desafios fantásticos: coordenar transportes, hotéis, horários… todo um trabalho pré-ferias que correu lindamente.

Dicas úteis

-Em Itália os transportes públicos funcionam muito bem e quase todos os centros conhecem-se bem a pé!
-Não há necessidade de comprar água porque existem imensas fontes com água potável em todo lado.
-Os italianos, no geral, são muito simpáticos e fomos muito bem recebidos.
-Não tivemos dificuldades em nos alimentarmos com preços acessíveis, porque em todo lado a comida tem muito bom aspeto e optamos por comer sempre em parques, banquinhos…
-Em algumas cidades, fomos abordados por pessoas que nos queriam “oferecer” pulseiras/rosas/milho para as pombas/bonequinhos da sorte, o ideal é nem sequer dares conversa, são esquemas de burlas! Diz “No, thanks” e segue caminho.
-Na maioria das igrejas italianas, não se pode entrar com os ombros e as pernas destapadas, o ideal é as meninas levarem um lenço para se cobrirem.

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.