Terceira, a ilha lilás

Terceira é a segunda ilha dos Açores com mais habitantes, muito conhecida pela sua Base Aérea das Lajes, e por ter desempenhado um papel de grande importância histórica, devido à sua localização geoestratégica no Oceano Atlântico. E, tal como as outras que já visitamos, é verde… muito verde, mas é também chamada de Ilha Lilás, devido às suas latadas de liláses!

Antigamente, era denominada como Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras! Com o passar dos anos, a ilha passou a ser conhecida apenas por Ilha da Terceira porque também foi a terceira a ser descoberta.

Aproveitamos a pequena escala que fizemos para a Ilha das Flores (através do encaminhamento inter-ilhas*), alugamos um carro e partimos à descoberta de alguns dos seus pontos mais interessantes:

*Algar do Carvão

Trata-se de uma chaminé vulcânica onde é possível observar o trajeto percorrido pelo rio de lava, e as suas estalactites e estalagmites. O percurso possui vários degraus e bastante humidade.

Apenas visitável das 14h às 18h e tem um custo de 6 euros. Existe um bilhete duplo para o Algar e para a Gruta do Natal.

*Furnas do Enxofre

As Furnas do Enxofre constituem uma espécie de campo com várias saídas de gases vulcânicos. Existe um pequeno trilho circular para poderem dar a volta a toda a área “fumarólica”.

Acesso Gratuito

*Miradouros da Serra do Cume

Um dos miradouros mais bonitos dos Açores e o nosso preferido da Terceira, localiza-se na Serra do Cume a 545 metros acima do nível do mar. Daqui conseguimos avistar uma grande planície do interior da ilha, com os seus típicos “cerrados”, separados por muros de pedras vulcânicas e hortênsias.

Do outro lado, existe outro miradouro que oferece vistas para a baía da Praia da Vitória e para a Base Aérea das Lajes.

*Angra do Heroísmo

A cidade de Angra do Heroísmo é a capital histórica dos Açores, pois ao longo dos séculos esteve ligada à manutenção do Império Português como escala obrigatória das frotas do Brasil, da África e das Índias.

Perdemo-nos pelas ruas do centro de Angra e fomos contemplando os seus edifícios históricos, a Igreja da Misericórdia, Sé Catedral, a Marina, o Forte de São Sebastião e o famoso Monte Brasil. Caminhamos muito e fomos descobrindo os pequenos tesouros desta cidade e as suas igrejas, mas no site oficial de Angra do Heroismo    encontrarão informações mais detalhadas.

*Praia da Vitória

Praia da Vitória é a segunda maior cidade da Terceira e está localizada nas proximidades do aeroporto. Como foi aqui que ficamos hospedados, aproveitamos para visitar o seu centro histórico e passeamos pela marginal da praia à noite.

RCF_4544_1600x874

*Piscinas Naturais de Biscoitos

Ouvimos falar tanto nestas piscinas que, apesar do pouco tempo disponível, não podíamos deixar de as conhecer. Chegamos na hora do pôr do sol e aproveitamos para desfrutar da paisagem com a luz dourada.
Não fomos a banhos, mas testamos a temperatura da água e estava convidativa!

Queríamos ter visitado a Gruta do Natal, o Jardim Duque da Terceira, a Lagoa do Negro e a Serra de Santa Bárbara mas já não tivemos tempo.
No percurso entre Biscoitos e Serreta passamos por estradas dignas de filmes, rodeadas por Cedros e com vista para a ilha do Pico. Passamos lá ao anoitecer, mas de dia deve ser uma zona de cortar a respiração!

Em relação à gastronomia, não deixem de provar os famosos queijos da Terceira, os bifes de Atum, a Alcatra, nem os doces típicos “Dona Amélia”.

DSC_0035_1600x1067

Para alugar o carro, recorremos aos serviços do Sr. Ernesto Castanha*, que nos arranjou o melhor preço na Ilha 3.

Boas Viagens!

2 Replies to “Terceira, a ilha lilás”

  1. Confesso que quando visitei a ilha Terceira, na mesma viagem e depois de ter ido a São Miguel, ia com expectativas baixas, a pensar que seria impossível superar ou mesmo igualar São Miguel. A verdade é que foi graças às baixas expectativas que me deslumbrei com a Terceira. Tanto Angra do Heroísmo como a Praia da Vitória são cidades pitorescas e encantadoras. A vista da Serra do Cume é deslumbrante. Poder ir ao interior de um vulcão é fascinante. A ilha revelou-se ser bem mais completa e bela do que aparenta 🙂

    1. Aconteceu-nos o mesmo… São diferentes mas cada uma com o seu encanto! Mas de uma viagem em que conhecemos 3 ilhas, tiramos uma lição… elas devem ser visitadas uma a uma senão automaticamente fazemos comparações! 😀

Deixe uma resposta