Terceira, a ilha lilás
A Terceira é a segunda ilha dos Açores com mais habitantes, muito conhecida pela sua Base Aérea das Lajes e por ter desempenhado um papel de grande importância histórica devido à sua localização geoestratégica no Oceano Atlântico. E, tal como as outras que já visitamos, é verde, muito verde, mas é também chamada de Ilha Lilás graças às suas latadas de liláses!
Antigamente, era denominada como Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras. Com o passar dos anos, a ilha passou a ser conhecida apenas por Ilha da Terceira também por ter sido a terceira a ser descoberta.
Aproveitamos a pequena escala que fizemos para a Ilha das Flores (através do encaminhamento inter-ilhas), alugamos um carro e partimos à descoberta de alguns dos seus pontos mais interessantes:
Índice
Algar do Carvão
Trata-se de uma chaminé vulcânica onde é possível observar o trajeto percorrido pelo rio de lava e as suas estalactites e estalagmites. O percurso possui vários degraus e bastante humidade. É apenas visitável das 14h às 18h e tem um custo de 6 euros, até à data deste artigo. Existe um bilhete duplo para o Algar e para a Gruta do Natal.
Furnas do Enxofre
As Furnas do Enxofre constituem uma espécie de campo com várias saídas de gases vulcânicos. Existe um pequeno trilho circular para poderes dar a volta a toda a área “fumarólica”. O acesso é gratuito.
Miradouros da Serra do Cume
Um dos miradouros mais bonitos dos Açores e o nosso preferido da Terceira, localiza-se na Serra do Cume a 545 metros acima do nível do mar. Daqui conseguimos avistar uma grande planície do interior da ilha com os seus típicos “cerrados”, separados por muros de pedras vulcânicas e hortênsias. Do outro lado, existe outro miradouro que oferece vistas para a baía da Praia da Vitória e para a Base Aérea das Lajes.
Angra do Heroísmo
A cidade de Angra do Heroísmo é a capital histórica dos Açores, pois ao longo dos séculos esteve ligada à manutenção do Império Português como escala obrigatória das frotas do Brasil, da África e das Índias.
Perdemo-nos pelas ruas do centro de Angra e fomos contemplando os seus edifícios históricos, a Igreja da Misericórdia, Sé Catedral, a Marina, o Forte de São Sebastião e o famoso Monte Brasil. Caminhamos muito e fomos descobrindo os pequenos tesouros desta cidade e as suas igrejas, mas no site oficial de Angra do Heroismo encontrarás informações mais detalhadas.
Praia da Vitória
Praia da Vitória é a segunda maior cidade da Terceira e está localizada nas proximidades do aeroporto. Como foi aqui que ficamos hospedados, aproveitamos para visitar o seu centro histórico e passeamos pela marginal da praia à noite.
Piscinas Naturais de Biscoitos
Ouvimos falar tanto nestas piscinas que, apesar do pouco tempo disponível, não podíamos deixar de as conhecer. Chegamos na hora do pôr do sol e aproveitamos para desfrutar da paisagem com a luz dourada. Não fomos a banhos, mas testamos a temperatura da água e estava convidativa.
No percurso entre Biscoitos e Serreta passamos por estradas dignas de filmes, rodeadas por Cedros e com vista para a ilha do Pico. Passamos lá ao anoitecer, mas de dia deve ser uma zona de cortar a respiração!
Dicas úteis
- Ficamos alojados na Hospedaria Casa d’avó, na Praia da Vitória.
- Em relação à gastronomia, não deixes de provar os famosos queijos da Terceira, os bifes de Atum, a Alcatra e os doces típicos “Dona Amélia”.
- Para alugar o carro recorremos aos serviços da Ilha 3.
- Se puderes visita também a Gruta do Natal, o Jardim Duque da Terceira, a Lagoa do Negro e a Serra de Santa Bárbara
- Preços e horários em vigor em 2018