Ilha das Flores
Para darmos a conhecer aos nossos seguidores todas as ilhas açoreanas, juntamo-nos a mais alguns TravelBloggersPT para escrevermos um artigo coletivo, onde cada um escreveu sobre uma das ilhas dos Açores.
Nós decidimos escrever sobre a Ilha das Flores – Ilha Rosa, assim conhecida pelas suas azáleas, e vamos contar-vos tudo neste artigo.
Visitar as Flores há uns tempos, era um desejo difícil de concretizar devido aos elevados preços dos voos, mas quando descobrimos a possibilidade de viajarmos pela Ryanair e conseguirmos o encaminhamento gratuito da Sata, não pensamos duas vezes e reservamos logo as nossas férias de 2018!
A aventura começou logo no aeroporto da Terceira, quando vimos que íamos num dos aviões pequenos da Sata mas a verdade é que mal se sente o seu reduzido tamanho. A viagem foi muito tranquila e agradável e com vistas de cortar a respiração, pois sobrevoamos várias ilhas!
Chegados às Flores, levantamos o nosso carro na rent a car Ilha Verde e partimos à descoberta do pequeno paraíso português. Mal sabíamos nós o que nos esperava!
Nas Flores, respira-se ar puro e somos inundados por uma enorme sensação de paz! Em cada curva, eramos surpreendidos por mais uma paisagem maravilhosa e cada uma era mais bonita que a outra.
É a ilha das lagoas, das cascatas, dos ribeiros, dos poços e dos trilhos. Nunca tínhamos visto tanto verde junto, apesar das outras ilhas que conhecemos também serem verdes.
A nossa maior frustração foi não conseguirmos passar para a fotografia o que os nossos olhos viam, e assim chegamos a uma conclusão: esta ilha não é para ser fotografada, é para ser SENTIDA.
O que visitar?
Santa Cruz das Flores – A vila principal das Flores, possui o aeroporto e é detentora de património histórico e de todos os serviços públicos essenciais (centro de saúde, banco, correios…).
Aqui visitamos o Porto Velho, o Porto das Poças, a Igreja Matriz da Nossa Sra da Conceição, as Piscinas Naturais e o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão.
É nesta vila que devem procurar o Posto de Turismo e um supermercado, apesar de encontrarem algumas mercearias espalhadas pela ilha, estas serão bem mais pequenas. O supermercado chama-se Centro Comercial Floratlântico.
Sete Lagoas – Sete Lagoas é o nome atribuído a um conjunto de sete lagoas alojadas dentro da caldeira de um dos vulcões primordiais da ilha das Flores. Existem vários miradouros assinalados e aconselhamos a pararem em todos.
Visitem a Lagoa Branca, Lagoa Seca, a Lagoa Negra, a Lagoa Comprida, a Lagoa da Lomba, a Lagoa Rasa e a Lagoa Funda.
Rocha dos Bordões – A rocha dos Bordões é um dos monumentos naturais mais famosos dos Açores e consiste num conjunto de grandes colunas verticais de basalto. Vale a pena admira-la de vários ângulos!
Fajã Grande – A nossa freguesia preferida! Foi na Fajã Grande que ficamos alojados uma semana, mais propriamente na Casa da Sogra.
Não existem palavras para explicarmos a beleza desta freguesia, desde as casas, as piscinas naturais e uma enorme falésia com várias cascatas que nos brindavam com a sua beleza, todos os dias! Uma dessas cascatas chama-se Poço do Bacalhau e é acessível através de um pequenino trilho.
Aproveitamos para relaxar nas piscinas naturais e fazer snorkeling, parecia que estávamos dentro de um aquário!
Poço da Ribeira dos Ferreiros – Um incrível trilho de 700m que se faz muito bem se for com calma. A única dificuldade é o piso muito irregular, mas vale cada gota de suor. A paisagem é surreal! Contempla a pequena lagoa e as várias cascatas da falésia verde! Foi o nosso ponto preferido nesta ilha.
Aldeia da Cuada – Aqui o tempo parou. Na Aldeia da Cuada existem 15 casas antigas de pedra basáltica que mantêm as características originais mas, hoje em dia, pertencem a um projeto de turismo de aldeia. Mesmo que não fiques instalados na aldeia, poderás visita-la!
Ponta Delgada – Foi no percurso de Santa Cruz até Ponta Delgada, que contemplamos a vista para a ilha do Corvo, conhecemos alguns ilhéus e um farol.
Onde dormir?
Como escrevemos anteriormente, ficamos alojados num T1 da Casa da Sogra, na Fajã Grande.
A residência é modesta mas muito confortável. Esta completamente equipada, por isso poderão cozinhar em casa se assim preferirem.
A casa tem vista para as várias cascatas que se podem apreciar na grande falésia da Fajã Grande. Nas proximidades, encontrarão diversos bares, restaurantes e uma mercearia.
Dicas úteis
- Aluga um carro, dá a volta a toda a ilha e para em TODOS os miradouros que encontrares pelo caminho!
- Experimenta o Canyoning e os diversos Trilhos Pedestres.
- Para fazeres praia, terás que te deslocar até uma das piscinas naturais. Recomendamos as piscinas de Santa Cruz e da Fajã Grande.
- Existe uma bomba de combustível aberta 24h, na freguesia Lajes das Flores.
- Aproveita a oportunidade de visitar a Ilha do Corvo. Nós utilizamos os serviços da empresa Carlos Mendes – Extremo Ocidente e poderás encontrar toda a nossa informação sobre o Corvo aqui*
- Se gostam de atividades aquáticas, poderão nadar e mergulhar nas piscinas naturais que se encontram a 300m.
- Alguns trilhos da ilha (PR1FLO, PR3FLO, PR2FLO) iniciam ou terminam na Fajã Grande, daí este ser um excelente ponto de partida/chegada.
Se ficaste com vontade de conhecer as restantes ilhas, convidamos-te a visitar cada blog que participou neste artigo coletivo para descobrires todas as suas dicas sobre as maravilhosas Ilhas Açoreanas!
*São Miguel – Ilha Verde (pastagens e matas) – Carimbo no Passaporte, TravelB4Settle (inglês), Route 92,
*Santa Maria – Ilha Amarela (pelas giestas) – Let’s Run Away
*Pico – Ilha Cinzenta ( pela sua montanha) – Destinos Vividos
*São Jorge – Ilha Castanha ( pelas rochas na Ponta dos Rosais) – Um dia vamos
*Faial – Ilha Azul (pelas hortências azuis) – Nós e o Mundo
*Graciosa – Ilha Branca (pelas suas pedras brancas) – Nós e o Mundo
*Terceira – Ilha Lilás (pelas latadas de liláses) – ADN Aventureiro
*Corvo – Ilha Preta (pela lava e campos murados) – Luis Ferreira