Ilha das Flores

Para darmos a conhecer aos nossos seguidores todas as ilhas açoreanas, juntamo-nos a mais alguns TravelBloggersPT para escrevermos um artigo colectivo, onde cada um escreveu sobre uma das ilhas dos Açores.
Nós decidimos escrever sobre a Ilha das Flores – Ilha Rosa (assim conhecida pelas suas azáleas) e vamos contar-vos tudo neste artigo.

RCF_4069_1600x1067

Visitar as Flores há uns tempos atrás, era um desejo difícil de concretizar devido aos elevados preços dos voos, mas quando descobrimos a possibilidade de viajarmos pela Ryanair e conseguirmos o encaminhamento gratuito da Sata, não pensamos duas vezes e reservamos logo as nossas férias de 2018!

A aventura começou logo no aeroporto da Terceira, quando vimos que íamos num dos aviões pequenos da Sata, mas a verdade é que mal se sente o seu reduzido tamanho. A viagem foi muito tranquila e agradável e com vistas de cortar a respiração, pois sobrevoamos várias ilhas!

Chegados às Flores, levantamos o nosso carro na rent a car Ilha Verde e partimos à descoberta do pequeno paraíso português… Mal sabíamos nós o que nos esperava!

RCF_4445

Nas Flores, respira-se ar puro e somos inundados por uma enorme sensação de paz! Em cada curva, eramos surpreendidos por mais uma paisagem maravilhosa e cada uma era mais bonita que a outra.
É a ilha das lagoas, das cascatas, dos ribeiros, dos poços e dos trilhos. Nunca tínhamos visto tanto verde junto, apesar das outras ilhas que conhecemos também serem verdes.
A nossa maior frustração foi não conseguirmos passar para a fotografia o que os nossos olhos viam, e assim chegamos a uma conclusão: esta ilha não é para ser fotografada, é para ser SENTIDA.

RCF_4091_800x1200

O que visitar? 

*Santa Cruz das Flores – A vila principal das Flores, possui o aeroporto e é detentora de património histórico e de todos os serviços públicos essenciais  (centro de saúde, banco, correios…).
Aqui visitamos o Porto Velho, o Porto das Poças, a Igreja Matriz da Nossa Sra da Conceição, as Piscinas Naturais e o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão.
É nesta vila que devem procurar o Posto de Turismo e um supermercado, apesar de encontrarem algumas mercearias espalhadas pela ilha, estas serão bem mais pequenas. O supermercado chama-se Centro Comercial Floratlântico.

*Sete Lagoas – Sete Lagoas é o nome atribuído a um conjunto de sete lagoas alojadas dentro da caldeira de um dos vulcões primordiais da ilha das Flores. Existem vários miradouros assinalados e aconselhamos a pararem em todos.
Visitem a Lagoa Branca, Lagoa Seca, a Lagoa Negra, a Lagoa Comprida, a Lagoa da Lomba, a Lagoa Rasa e a Lagoa Funda.

*Rocha dos Bordões – A rocha dos Bordões é um dos monumentos naturais mais famosos dos Açores e consiste num conjunto de grandes colunas verticais de basalto. Vale a pena admira-la de vários ângulos!

DSC_0654_1600x1067

*Fajã Grande – A nossa freguesia preferida! Foi na Fajã Grande que ficamos alojados uma semana, mais propriamente na Casa da Sogra.
Não existem palavras para explicarmos a beleza desta freguesia, desde as casas, as piscinas naturais e uma enorme falésia com várias cascatas que nos brindavam com a sua beleza, todos os dias! Uma dessas cascatas chama-se Poço do Bacalhau e é acessível através de um pequenino trilho.
Aproveitamos para relaxar nas piscinas naturais e fazer snorkeling, parecia que estávamos dentro de um aquário!

*Poço da Ribeira dos Ferreiros – Um incrível trilho de 700m que se faz muito bem se for com calma, a única dificuldade é piso muito irregular, mas vale cada gota de suor… paisagem é surreal! Contemplem a pequena lagoa e as várias cascatas da falésia verde! Foi o nosso ponto preferido nesta ilha.

*Aldeia da Cuada – Aqui o tempo parou… Na Aldeia da Cuada, existem 15 casas antigas de pedra basáltica que mantêm as características originais, mas hoje em dia, pertencem a um projecto de turismo de aldeia. Mesmo que não fiquem instalados na aldeia, poderão visita-la!

*Ponta Delgada – Foi no percurso de Santa Cruz até Ponta Delgada, que contemplamos a vista para a ilha do Corvo, conhecemos alguns ilhéus e um farol.

Dicas úteis:

*Aluguem um carro, dêem a volta a toda a ilha e parem em TODOS os miradouros que encontrarem pelo caminho!
*Experimentem o Canyoning e os diversos Trilhos Pedestres.
*
Para fazerem praia, terão que se deslocar até um das piscinas naturais, recomendamos as piscinas de Santa Cruz e da Fajã Grande.
*Existe uma bomba de combustível aberta 24h, na freguesia Lajes das Flores.
*Aproveitem a oportunidade de visitar a Ilha do Corvo. Nós utilizamos os serviços da empresa Carlos Mendes – Extremo Ocidente e poderão encontrar toda a nossa informação sobre o Corvo, aqui*

Onde Dormir?

Como escrevemos anteriormente, ficamos alojados num T1 da Casa da Sogra, na Fajã Grande.
A residência é modesta mas muito confortável. Esta completamente equipada, por isso poderão cozinhar em casa se assim preferirem.
A casa tem vista para as várias cascatas que se podem apreciar na grande falésia da Fajã Grande. Nas proximidades, encontrarão diversos bares, restaurantes e uma mercearia.
Se gostam de actividades aquáticas, poderão nadar e mergulhar nas piscinas naturais que se encontram a 300m.
Alguns trilhos da ilha (PR1FLOPR3FLOPR2FLO) iniciam ou terminam na Fajã Grande, daí este ser um excelente ponto de partida/chegada.

RCF_4433_1600x1084

Se ficaram com vontade de conhecer as restantes ilhas, convidamo-vos a visitar cada blog  que participou neste artigo colectivo, para descobrirem todas as suas dicas sobre as maravilhosas Ilhas Açoreanas!

*São Miguel – Ilha Verde (pastagens e matas) – Carimbo no Passaporte, TravelB4Settle (inglês), Route 92,
*Santa Maria – Ilha Amarela (pelas giestas) – Let’s Run Away
*Pico – Ilha Cinzenta ( pela sua montanha) – Destinos Vividos
*São Jorge – Ilha Castanha ( pelas rochas na Ponta dos Rosais) – Um dia vamos
*Faial – Ilha Azul (pelas hortências azuis) – Nós e o Mundo
*Graciosa – Ilha Branca (pelas suas pedras brancas) – Nós e o Mundo
*Terceira – Ilha Lilás (pelas latadas de liláses) – ADN Aventureiro
*Corvo – Ilha Preta (pela lava e campos murados) – Luis Ferreira

Boas Viagens!

 

0 Replies to “Ilha das Flores”

  1. Já me tinham falado na beleza das Flores, mas não imaginei que fosse tanto. Sem duvida mais uma das ilhas que terei que visitar em breve!

    1. É mesmo um paraiso!

  2. Adorei o post! 😀

    Nostalgia e identifiquei-me com muita coisa!
    Fomos há dois anos e adoramos! Uma ilha especial… que, a par da minha (São Miguel, o que me deixa suspeito), é a mais bonita dos Açores. É uma ilha incrível, com tanta beleza natural que chegamos a um ponto de não saber qual o nosso spot mais bonito… Mas sim, o mais bonito, provavelmente, foi o Poço da Alagoinha (Ribeira do Ferreiro). 😀

    Parabéns pelo post! 🙂

    1. Obrigada… Nós agora temos dois amores: Flores e São Miguel 😉

      1. De nada! 🙂
        Fico contente por partilharem a minha opinião! 😀

  3. Sem duvida, um paraíso sem igual!

    1. É linda! 🙂

Deixe uma resposta