Vizela, a cidade termal
Tão perto de casa e ainda por explorar, Vizela foi o nosso destino escolhido para uma pequena escapadinha de Inverno!
É um dos mais jovens concelhos do país, situa-se no Norte de Portugal, mais concretamente no coração do Minho, a apenas a 8 km de Guimarães.
A cidade está com iniciativas novas e em Dezembro a grande novidade foi a Cidade Natal com pista de gelo, mercadinhos, comboio turístico, aldeia do Pai Natal e mais iluminação natalícia nas ruas da cidade.
Sendo nós uns amantes de Mercados de Natal, não poderíamos perder a oportunidade de conhecer um aqui tão perto!
O que visitar?
Começamos então a nossa visita pelo Centro de Vizela, na zona do Fórum, conhecendo todas as novidades natalícias para a nossa criança interior ficar feliz e fomos explorando todas as estreitas ruas de Vizela. É inevitável não reparamos no grande patriotismo que aqui existe porque em quase todas as casas têm bandeiras do município!
Vizela também é muito conhecida por ser uma região de Termalismo e a visita às suas Termas é um ponto obrigatório, nem que seja para conhecer as instalações e fazer uma massagem! As propriedades das suas águas têm poderes curativos em casos de problemas respiratórios, de pele e osteo-articulares.
Perto das Termas, existe um parque muito agradável para passeios em família, prática de exercício ou simplesmente para fugir da agitação citadina e respirar ar puro! É chamado por Parque das Termas.
Como já tem sido habitual nos nossos passeios, fomos conhecer
outra quinta produtora de vinhos e desta vez optamos pelas Caves Casalinho e os seus vinhos da casta de Alvarinho, Loureiro
e Arinto. São os únicos produtores de vinho verde com sede no concelho de Vizela e são inúmeros os vinhos produzidos nas Caves Casalinho, incluindo Três Marias e Casalinho. A quinta recebe visitas apenas mediante reserva.
E como não há bebida, sem comida, fomos também conhecer o famoso Bolinhol, o pão de Ló típico de Vizela, cuja a origem deve-se à Casa do pão de ló Delícia. Sempre que virem um Bolinhol completamente rectangular, conseguem identificar que foi fabricado por esta empresa, pois é a única que possui a patente registada para tal formato.
Mais afastado um pouco do centro, visitamos o Santuário de São Bento Pêras, um local de culto que nos oferece uma vista fantástica sobre toda a cidade. Mesmo que não sejam religiosos, vale sempre a pena visitar este ponto turístico, pelas vistas e pelas suas varandas panorâmicas.
Foi lá que tiramos uma das nossas fotografias mais bonitas, no Verão!
Onde comer?
Experimentamos dois conceitos bastantes diferentes um do outro, mas ambos surpreenderam muito pela positiva. E claro, pratos muito bem servidos como já é habitual no norte de Portugal!!
Almoçamos no restaurante Adega Avelino: arroz de feijão com filetes de pescada e lombo assado!
Ao jantar, fomos conhecer a Mercearia, um pequeno espaço com conceito muito original onde além de almoçar/ jantar, é possível apenas petiscar e comprar produtos regionais, uma ótima ideia para os cabazes de Natal.
Boas viagens!
Onde dormir?
Para completar a nossa visita, pernoitamos no Hotel Bienestar de Vizela, um espaço moderno, acolhedor e bem central! Possui parque de estacionamento e oferece um pequeno-almoço bastante variado!