De visita ao Alto Minho para mais uma escapadinha, optámos por explorar Ponte da Barca.
Esta bonita vila, envolvida pela Serra Amarela e banhada pelas margens do Rio Lima, tem metade do seu território inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês, o que lhe confere o título de Reserva Natural da Biosfera.
Deve o seu nome à “barca” que antigamente fazia a travessia entre as duas margens do rio lima, sendo a “ponte” construída mais tarde, o que lhe deu o nome de S. João de Ponte da Barca.

O que visitar em Ponte da Barca?

– Centro Histórico

No Centro Histórico, depois de estacionar no parque de estacionamento do Largo do Côrro, a nossa primeira paragem foi na Loja Interativa do Turismo para recebermos as informações mais importantes sobre o concelho.

Percorrendo as suas ruas a pé, encontramos várias atrações: a Ponte Medieval, o Jardim dos Poetas, o Pelourinho, o Mercado Pombalino da Vila, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, as Capelas da Lapa, de Santo António e São Bartolomeu.

Central Hidroelétrica e Barragem do Lindoso

Visitar a central hidroelétrica, situada a 340 metros de profundidade, foi um dos pontos altos deste passeio. A sua casa das máquinas já serviu de palco a vários eventos, incluindo um concerto de música do Pedro Abrunhosa.
É possível visitar a Central em grupos, mas apenas com reserva prévia.


Castelo de Lindoso

O Castelo de Lindoso é um dos mais importantes monumentos militares portugueses pela sua localização estratégica, mas também, pelas novidades técnicas e estilísticas que a sua construção introduziu no panorama da arquitetura militar portuguesa medieval.
As primeiras referências a este castelo remontam ao reinado de D. Afonso III. No século XVII, a fortaleza foi aumentada, de modo a ficar mais apta às novas táticas ofensivas, sobretudo por altura da Guerra da Restauração. Em 1897, após ser vítima de devastações, foi parar às mãos do Ministério da Guerra, que o passou a utilizar como sede da Guarda Fiscal.

Hoje em dia, o castelo alberga o museu de Lindoso que possui a Sala de Armas da torre, uma coleção de armas datadas desde século XIV ao século XIX e, na Sala do Fonro, uma coleção de arqueologia do território do Lindoso – da pré-história aos nossos dias com base no espólio arqueológico proveniente de estações escavadas na área envolvente do castelo do Lindoso.

– Mosteiro de Bravães

Um dos mais significativos monumentos do românico do Alto Minho. Tivemos o privilégio de ter uma visita guiada com o professor Jaime Ferreri e descobrimos alguns dos segredos deste majestoso mosteiro!

Poderão ainda visitar: Pedra dos Namorados, as lagoas e o núcleo museológico na aldeia Ermida.

O que fazer em Ponte da Barca?

Atividades aquáticas

No parque de campismo Lima Escape, é possível experimentar diversas atividades aquáticas com a empresa Aktivanatura.
Nós rendemo-nos ao Stand Up Paddle. Foi uma tarde muito divertida e tranquila em plena harmonia com a natureza! Poderão também experimentar Canoagem e Canyoning.

Passear na Ecovia do Lima

Aproveita a ecovia para dar um passeio a pé ou a pedalar pela margem verdejante do rio Lima! São cerca de 40 km até Viana do Castelo. Fizemos apenas 4km, o percurso entre Bravães e Ponte da Barca.

Dançar o “vira”

Aos domingos, junto ao Jardim dos Poetas, é frequente encontrar a população local a dançar o Vira. Aproveite e dê um pézinho de dança, é muito divertido!

Onde dormir em Ponte da Barca?

Onde Comer em Ponte da Barca?

Na nossa estadia, visitamos três restaurantes. O prato típico é a Posta Barrosã e a Lampreia.
Não deixem de acompanhar os vossos pratos preferidos com um fresco vinho verde!

Vai à Fava

O Emigrante

“Adega do Artur

Se gostas de organizar a tua viagem e fazer as tuas reservas, poderás utilizar os links do Gato Vadio para planeares as tuas viagens. Não irás pagar mais nada por isso, e dessa forma, ajudarás o Gato Vadio a manter-se ativo.
  Reserva os melhores hotéis no Booking.com, tal como nós!
  Faz o teu seguro de viagem na IATI Seguros ( e ainda recebes 5% de desconto).É importante ires tranquilo e protegido.
  Evita taxas bancárias, utilizando o cartão Revolut. É o nosso melhor amigo das viagens

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.