Las Médulas: As minas de ouro alaranjadas

Visitamos Las Médulas, as antigas minas romanas de exploração de ouro, em Espanha, e vamos partilhar contigo algumas dicas!
Hoje em dia, esta antiga mina a céu aberto, constitui um conjunto de formações alaranjadas que se misturam com o verde dos Castanheiros e dos Carvalhos, dando assim origem a uma paisagem única, de tal forma, que a Unesco a considera Património da Humanidade.

Como chegar?

Partindo do Porto, podes percorrer toda a A7 até Chaves e seguir as direções para Ponferrada-Espanha. Las Medulas, localiza-se em El Bierzo, a cerca de 297km do Porto. 

Quando lá chegares, terás que estacionar a viatura na entrada da aldeia, num pequeno parque de estacionamento, e seguir o resto do percurso a pé, até ao Centro de receção de visitantes.

Nesse Centro, vale a pena assistir ao vídeo explicativo sobre Las Médulas, onde irás aprender que, estes pináculos alaranjados são obra da mão humana. Basicamente, as montanhas eram rebentadas com água, através de canais construídos para o efeito e, após a explosão, os destroços eram lavados ainda com mais água, tendo dando origem a dois lagos artificiais: Caracedo e Sumido, onde era finalmente peneirado o ouro.  Esta técnica chamava-se Ruina Montium.

Como visitar Las Médulas?

É possível visitar este espaço gratuitamente e através do trilho “Senda de Las Valiñas“. Se preferires a visita guiada, terás que solicitar no Centro de Receção de visitantes e terá um custo de 3 euros.

Nós optamos por visitar por nossa conta e percorremos os seus 4 km circulares, com calma e descontração. É um trajecto fácil, estando acessível a crianças.

Durante o percurso, somos surpreendidos com vários pináculos alaranjados rodeados pelas árvores.
O passeio é muito agradável, com várias zonas de sombra e na parte “principal”, é possível avistar duas galerias antigas, que se chamam “La Cuevona” e ” La Encantada“. Repara na quantidade de aves que sobrevoam a zona, é incrível! O interior das galerias não é visitável, por uma questão de segurança.

La Cueva

Após a visita às galerias, seguimos o nosso trajeto de volta à aldeia e, já de carro, partimos para o Lago Sumido e para o Miradouro de Orellan.

Lago Sumido

É neste miradouro que tens uma vista panorâmica sobre a região de Las Médulas, e onde é possível visitar as galerias! O custo desta visita são 3euros e inclui o uso de um capacete de protecção. Aqui terás acesso a uma “varanda” natural que oferece outro ângulo sob a paisagem alaranjada!

Miradouro de Orellan

Dicas extras:

*Leva água e alguns snacks, para poderes tirar mais partido do teu passeio.

*Leva roupa confortável, calçado adequado para caminhadas e uma lanterna, caso visites as galerias.

*Podes fazer um trilho maior que inclui a passagem pelo Miradouro de Orellan, que se chama “Rota dos Conventos” e o ideal é começares em Orellan pois, não é tão exaustivo como em Las Médulas.

*Para dormir em Las Médulas, existe pouca oferta. É preferível optares por dormir mais afastado, em Orellan (por exemplo), ou então reservar com bastante antecedência.

*Existe uma lojinha com artigos artesanais, onde poderás comprar algumas recordações.

*Para comer, há alguns restaurantes em Las Médulas, com pratos típicos.

La Encantada

Boa viagem!

 

 

 

 

 

 

 

 

Como planeamos a nossa Viagem :

Ao fazeres a reserva através dos links abaixo, estás-nos a ajudar a manter o blogue activo e sem influência nas nossas opiniões.

Resultado de imagem para saúde iconAo fazeres o teu seguro de viagem através da IATI Seguros, estás de imediato a poupar 5% e ainda ajudas os Gatos!

Resultado de imagem para hotel icon Podes encontrar os melhores preços na reserva de todas as tuas estadias através do Booking.com



Deixe uma resposta