Vindimas no Douro com a CP Comboios de Portugal

Setembro já cá está e com ele veio mais uma experiência que nos marcou: a Festa das Vindimas. Normalmente passamos férias em setembro, portanto ainda não tínhamos tido oportunidade de participar numa vindima mas já era um desejo antigo. Este ano conseguimos realizá-lo.
Descobrimos que a CP – Comboios de Portugal oferece um serviço especial com apenas dois comboios por ano na época das vindimas. Embarcamos nesta festa repleta de tradições e fomos conhecer o ritual mais marcante da região do Douro.

 

Viagem agradável, confortável e rápida

A nossa viagem no comboio especial da CP – Comboios de Portugal, iniciou em Porto-Campanhã e tinha como destino uma das estações mais bonitas do nosso país, a estação do Pinhão.

Sendo um serviço que inclui visita à Quinta da Avessada e o ritual das vindimas, os horários e o próprio comboio também diferem da habitual rotina da linha do Douro. O comboio é muito confortável, com 1ª e 2ª classe, possui ar condicionado e serviço de bar.
Depois de instalados no comboio e entre as paisagens majestosas do Douro, foi-nos fornecida a informação que no Pinhão estaria um autocarro a aguardar a nossa chegada e que nos levaria à Quinta da Avessada em Favaios.

 

 

A receção na quinta não poderia ter sido melhor, tendo em conta que fomos logo recebidos com umas deliciosas iguarias tradicionais, regadinhas com um fresco vinho branco da Avessada. Bola de carne, rissóis, bolinhos de bacalhau e costelinhas. O suficiente para ganharmos energia, pegarmos nos baldes e na tesoura e nos dirigirmos até às vinhas para trabalhar com afinco. Claro que estivemos sempre acompanhamos pela típica música popular.

Música, boa disposição e animação todo o dia

O ambiente era de festa, convidava-nos à animação e a entrar no verdadeiro espírito de interajuda do povo duriense. Ainda colhemos três baldes de uvas, para assim termos direito ao belo almoço que nos aguardava no interior da quinta… dizia-nos o staff da quinta!

O almoço incluído neste pacote das festas das vindimas foi uma verdadeira experiência gastronómica com pratos típicos, produtos regionais e ainda foi animado com música e duas pequenas peças de teatro.

Após o almoço e já com o povo bem animado, passamos novamente à ação e iniciou-se a lagarada. Calças arregaçadas e tudo para dentro do lagar para pisar as uvas, dançar e cantar. Foi muito divertido e gratificante ver  diferentes gerações a conviverem e interagirem como outrora.

Para terminar em grande esta experiência vinícola, seguiu-se uma prova do famoso Moscatel de Favaios, mas não sem antes conhecermos o pequeno museu e a história da quinta da Avessada.

Em segurança e sem preocupações

Um dos motivos para também termos optado pelo programa da Festa das Vindimas da CP – Comboios de Portugal, foi precisamente o facto de podermos estar à vontade nas provas de vinho. Além de hoje em dia ser uma tendência viajar de comboio, é também muito importante desfrutarmos destes pequenos prazeres da vida com segurança e sem preocupações.

O dia já ia longo quando nos despedimos de Favaios e nos deslocamos de autocarro até à Régua, onde o comboio especial nos aguardava para seguirmos viagem até ao nosso destino.

A gestão de tempo foi muito bem controlada, toda a experiência esteve organizada de tal forma que não tivemos momentos parados e mesmo sendo um grupo grande conseguiram cumprir horários. Aspeto que apreciamos muito.

O próximo comboio especial para a Festa das Vindimas parte no sábado dia 21 de setembro e promete ser novamente excecional. Vais aproveitar a oportunidade?
No site da CP – Comboios de Portugal, terás acesso a todas as informações sobre este evento e ainda podes acompanhar as novidades e outros passeios especiais, tal como o Comboio Histórico do Vouga que também vivenciamos e vamos contar num próximo artigo.
Podes também conhecer a região demarcada do Douro de comboio em dias normais como fizemos em 2017.

Planeia a tua viagem

Se gostas de organizar a tua viagem e fazer as tuas reservas, poderás utilizar os links do Gato Vadio para planeares as tuas viagens. Não irás pagar mais nada por isso, e dessa forma, ajudarás o Gato Vadio a manter-se ativo.

  • Reserva os melhores hotéis no Booking.com, tal como nós!
  • Faz o teu seguro de viagem na IATI Seguros ( e ainda recebes 5% de desconto).É importante ires tranquilo e protegido.
  • Evita taxas bancárias, utilizando o cartão Revolut. É o nosso melhor amigo das viagens.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.