Delhi – Cuidados a ter à chegada

Delhi, a capital da Índia, é um dos maiores pontos turísticos do país mas é também conhecida pelos inúmeros golpes e tentativas de extorquir dinheiro aos turistas. A parte boa desta história é que os indianos são pessoas com um enorme coração e nunca vão pôr em causa a tua integridade física. Apenas procuram mais algum dinheiro, mas se tu mantiveres uma postura firme, eles aceitarão o teu valor.

Tuk-tuk em Delhi

Lista das “indianices” em Delhi

Decidimos fazer uma lista das vigarices mais comuns em Delhi para que estejas preparado quando fores confrontado com elas.

  • “Deixe-me ajudá-lo” – Se um motorista de táxi ou até mesmo uma pessoa comum se aproximar de ti e oferecer ajuda, o melhor é não aceitares. Caminha na direção de um policia ou de um militar que esteja por aquela zona. Eles vão acabar por se afastar.

  • “Todas as estradas estão bloqueadas”  – Se depois de encontrares um motorista de táxi/tuk-tuk e de lhe indicares a morada do hotel, ele te disser que há um festival e que não consegue chegar ao teu hotel, estás a ser alvo de uma tentativa de extorsão. Supostamente não vais conseguir chegar ao alojamento que reservaste e assim irás para um hotel da confiança deles.

  • Chamada telefónica falsaApós resistires à história das estradas bloqueadas, o motorista irá efetuar uma chamada falsa para o teu hotel.
    No nosso caso, já com uma chamada em linha, pediu-nos o número do nosso hotel. Cedemos e ele digitou no seu telefone, fazendo de conta que efetuava a chamada. Falou hindi com a pessoa que estava no outro lado e seguiu-se a informação dramática – ” O vosso hotel está fechado” . Mantém-te firme e diz que queres ir para a morada do hotel mesmo que este esteja fechado!

  • Pedir dinheiro adiantado  Este é outro dos golpes mais famosos dos indianos. Nunca, em situação alguma, pagues adiantado. Corres o risco de não ir para o local que pediste.
    Mesmo durante a viagem seguíamos sempre no Google Maps para termos a certeza que estávamos na direção correta.

Trânsito em Delhi

 

  • Entrar no táxi/tuk-tuk sem ter o valor acordadoAssim que informas o teu destino, os motoristas apenas fazem sinal com a cabeça para entrares. Não entres! Negoceia primeiro o valor da tua viagem. Nós recorríamos ao Google Maps,  pois existe uma opção que informa o preço estimado para aquela viagem em transportes públicos.

  • “Tens a folha com a confirmação da reserva?” Nunca passes a tua folha da reserva para as mãos de outra pessoa. Com estas folhas eles podem facilmente cancelar a tua reserva e irão argumentar que “não haverá problema“, pois conhecem um hotel melhor.

  • Paid Taxi – De todas as vigarices, esta foi a que mais nos surpreendeu! As informações que tínhamos da internet, indicavam que este era o sistema mais seguro e eficaz para termos um táxi no aeroporto.
    Já no guichet a primeira abordagem foram 1800 Rupias. Rejeitámos a oferta e afastámo-nos. Em poucos minutos fomos encaminhados por um jovem para o mesmo guichet, mas na janela ao lado, e pediram 250 Rupias.
Tuk-tuk em Delhi

Não há forma de evitar estas vigarices, a menos que o teu hotel ofereça o serviço de transfer entre o aeroporto e o alojamento. Contudo, e como fomos postos à prova várias vezes, quer no aeroporto, quer na estação de comboio, a solução que encontramos foi utilizar as aplicações para smartphone da Ola e da UBER. Terás que possuir um cartão de telemóvel indiano, portanto nas primeiras horas em Delhi não conseguirás usar estes serviços.
A diferença de preços entre estas empresas e os táxis, não justificam as preocupações que poderás ter. Mas se vais com um espírito de aventura, poderás sempre tentar encontrar um taxista honesto e que não te queira enganar de forma alguma.

Para saberes o que aconteceu connosco nas duas primeiras horas em Delhi, lê este artigo.

4 Replies to “Delhi – Cuidados a ter à chegada”

  1. Gosto muito desta abordagem menos cor de rosa dos destinos. Não acredito que isso afaste as pessoas, em vez disso, acho que as alerta. É muito importante que assim seja, até porque já ouvi muitos relatos de que acontecem coisas dor arco da velha na Índia, por exemplo.

    1. Obrigada!!! É muito importante estarem bem preparados para a Índia.

  2. Parabéns pelo post! Adoro viajar e é sempre encontrar quem escreva sobre viagens! 🙂

    1. Muito obrigada!!!

Deixe uma resposta