Aproveitando a proximidade do Porto com os Picos da Europa e como amantes da natureza que somos, decidimos explorar esta cordilheira montanhosa no norte de Espanha. O Parque Nacional dos Picos da Europa distribui-se pelas três regiões autónomas da Cantábria, Astúrias e Castilla e Leon. Foi criado em 1918, tornando-se assim o primeiro Parque Nacional de Espanha.
O parque tem mais de 64 hectares, de tal forma que recomendamos, no mínimo, 4 dias para conheceres e desfrutares deste pequeno paraíso espanhol. 

A nossa roadtrip teve uma duração de 4 dias. Conseguimos ter uma pequena noção do que são os Picos da Europa e conhecemos alguns dos pontos mais turísticos.
Neste artigo, vamos mostrar-te o nosso roteiro e fornecer algumas dicas para que também organizes a tua viagem aos Picos da Europa.

Primeiro dia

Las Medulas – Cangas de Onís

Partimos de manhã bem cedo para mais uma aventura! Ainda os primeiros raios de sol espreitavam e já tínhamos o carro recheado com a nossa tenda de campismo, sacos-cama e afins. Decidimos desfrutar da natureza em toda a sua plenitude durante esta viagem, portanto, acampamos 3 noites e confecionamos as nossas refeições.

Aproveitando o percurso, fizemos um pequeno desvio para conhecermos Las Médulas. Entre casa e Las Médulas fizemos cerca de 300 km e estivemos lá 2 horas. Percorremos um pequeno trilho e visitamos o miradouro mais conhecido. Era um destino que ansiávamos conhecer há muito tempo e que já vos mostramos aqui no blog.

Seguimos a nossa viagem rumo aos Picos da Europa, pois tínhamos como destino Cangas de Onís. Chegamos ao final do dia, bem na hora de fotografar os últimos raios solares que atravessavam a Ponte Romana.
Cangas de Onís é a principal porta de entrada no Parque Nacional dos Picos da Europa. O ex-libris da cidade é a sua apelidada Ponte Romana que, curiosamente, foi construída na Era Medieval pelo Rei Afonso XI de Castela. Nesta ponte, destaca-se a Cruz de la Vitória.

Estadias em Covadonga:
Hotel Los Lagos Nature
Hotel Santa Cruz
El Balcon del Sella
Camping Covadonga

Segundo dia

Covadonga – Fuente Dé – Potes

Começamos o dia a explorar Covadonga. Esta cidade oferece umas das principais atrações dos Picos da Europa, o Santuário de Covadonga ou Real Sitio. Este pitoresco santuário encontra-se praticamente cravado num rochedo e é um local de culto à Virgem de Covadonga.
Uns metros à frente, encontra-se a Basílica Santa Maria la Real de Convadonga. Um edifício único, imponente e que não deixa ninguém indiferente perante tamanha beleza.
Infelizmente, a estrada de acesso aos Lagos Enol e Ercina estava interdita e não conseguimos visitar os famosos lagos dos Picos da Europa. Haverão mais oportunidades, certamente. No entanto, se tiveres possibilidade, segue com o teu percurso até aos Lagos de Covadonga e desfruta desse pequeno tesouro.

DICA: se o clima permitir e tiveres tempo, recomendamos que sigas para Poncebos e que inicies lá a Ruta del Cares. É um percurso pedestre de 12 km que liga Poncebos a Cain, e que oferece paisagens majestosas sobre o desfiladeiro do rio Cares.

Seguimos a nossa viagem para Fuente Dé, apreciando as paisagens e parando nos diversos miradouros que encontrávamos pelo percurso. Toda a paisagem envolvente é maravilhosa e, sinceramente, íamos mais atentos a isso do que propriamente ao nome dos miradouros, no entanto, podemos destacar um: Naranjo de Bulnes.

Fuente Dé, situa-se bem no coração do Parque Nacional dos Picos da Europa. A sua principal atração é o teleférico que te eleva a 1823 metros de altitude, em apenas 4 minutos. Lá em cima, serás surpreendido pela paisagem!
Poderás adquirir o teu bilhete online ou no local.

Estadias em Potes:
Apartamentos Villa de Potes
Apartamentos Casa de la Abuela
Hosteria Sierra del Oso
Camping La Isla

Terceiro dia

Potes – Riaño

Aproveitamos a manhã para explorar Potes com tranquilidade. É uma vila pequena, mas com caraterísticas medievais e aqui poderás conhecer as suas pontes de pedra, passear por ruelas, provar os pratos típicos “Fabada Asturiana” e “Chuletons”, além de queijos e da famosa Sidra.
Rumamos em direção a Riaño e todo o percurso é surreal. Descemos as montanhas e avistamos a albufeira e a sua ponte tão fotogénica. 
Uma boa parte de Riaño esta submersa por causa da barragem mas, ainda assim, vale a pena dar uma pequena volta pelo local. Existe um percurso chamado Paseo del Memoria, com cerca de 1 km de distância que também poderás conhecer.

Estadias em Leon:
Santiago Leon
FC Infantas de Leon
Abad San Antonio
Camping Ciudad Leon

Quarto dia

Leon – Astorga

No último dia da nossa roadtrip, aproveitamos para explorar um pouco de Leon. Aqui poderás visitar o centro histórico, a Catedral de Leon, Casa de Botines e o Bairro Húmedo.
Fizemos também uma paragem estratégica em Astorga e fomos conhecer o Palácio de Gaudi e a Catedral da cidade.
Terminamos as nossas aventuras por terras espanholas e dirigimos até casa.

Dicas Importantes para os Picos da Europa

  • A melhor forma de conhecer os Picos da Europa é de carro, mota ou autocaravana. As paisagens são de uma beleza única com desfiladeiros como fundo, portanto, deverás conduzir sempre com prudência e evitar as épocas de frio extremo.
  • Entre abril e outubro, é a melhor altura do ano para visitar o Parque dos Picos da Europa. Neste período é provável que escapes aos fortes nevões e as temperaturas são mais agradáveis. Entre novembro e março, existe maior risco de haverem nevões e cortes na estrada que te impossibilitarão de explorar a região.
  • Para os amantes de trilhos, este é um dos paraísos da Península Ibérica. Aqui encontrarás trilhos dos mais variados tipos: planos, montanhosos, circulares e com diferentes níveis de exigência.
  • O acesso aos Lagos de Covadonga durante a época de verão, Páscoa, feriados espanhóis e respetivas pontes, está limitado a autocarros públicos com horário e preços tabelados.
Se gostas de organizar a tua viagem e fazer as tuas reservas, poderás utilizar os links do Gato Vadio para planeares as tuas viagens. Não irás pagar mais nada por isso, e dessa forma, ajudarás o Gato Vadio a manter-se ativo.
  Reserva os melhores hotéis no Booking.com, tal como nós!
  Faz o teu seguro de viagem na IATI Seguros ( e ainda recebes 5% de desconto).É importante ires tranquilo e protegido.
  Evita taxas bancárias, utilizando o cartão Revolut. É o nosso melhor amigo das viagens

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.