Dizem que o Parque Natural Regional do Vale do Tua é o destino do Amor e não podemos estar mais de acordo! Se queres conhecer paisagens sublimes, mergulhar na natureza e usufruir da sua quietude, passear pelas margens do rio Tua é, certamente, o melhor programa para uma saída a dois ou em família.

Neste artigo iremos partilhar uma rota de 1 dia por alguns dos miradouros do Vale do Tua. Salientamos que o PNRVT estende-se entre os distritos de Vila Real e Bragança, integrando assim os municípios de Alijó, Murça, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Mirandela. Na lista seguinte encontrarás referencia a alguns dos miradouros de Carrazeda de Ansiães e de Alijó, no entanto, existem muitos mais e poderás encontrar toda a informação no site oficial do PNRVT.

Complementamos o artigo com um vídeo de todas as vistas panorâmicas que estes miradouros nos oferecem. Poderás ter acesso a ele entrando no nosso canal do Youtube.

Miradouros em Carrazeda de Ansiães

  • Miradouro de São Lourenço

    Saindo do Porto, iniciamos a nossa viagem em direção à margem esquerda do rio Tua. A primeira paragem deste dia foi no miradouro de São Lourenço. Este miradouro é um projeto da autoria do escultor Paulo Moura e oferece uma vista soberba sobre o rio Tua! Caso queiras dar um mergulho nas águas do Tua, poderás continuar pela mesma estrada até chegares à beira rio.

  • Miradouro da Sra. da Costa

    Descobrimos este miradouro sem querer e junto à estrada N214, quem sai de Parambos em direção a Foz-Tua. É um pequeno local onde te podes sentar para apreciar a paisagem envolvente.

  • Miradouro Olhos do Tua

    Este é um dos nossos miradouros preferidos e quando lá chegares, irás perceber o motivo! Encontra-se em Castanheiro do Norte e também é um projeto do escultor Paulo Moura.

  • Miradouro do Sr. da Boa Morte

    O nome deste miradouro pode não ser muito apelativo, mas a vista compensa! Encontra-se junto a uma igreja e deste ponto podemos ver a descida abrupta da paisagem até ao Vale Ribeirinho.

  • Foz do rio Tua

    Neste ponto, junto da antiga estação do Tua, o Douro abraça o Tua e tornam-se um só!
    Caso pretendas almoçar, poderás fazê-lo no restaurante Calça Curta em Foz-Tua. Foi o único restaurante que encontramos durante o percurso.

Miradouros em Alijó

  • Barragem e albufeira do Tua

    Seguimos viagem para o lado direito do rio Tua e a primeira paragem foi para observar a barragem. Uma controversa construção,  pois a sua albufeira obrigou ao encerramento e submersão dos primeiros 16 quilómetros da linha ferroviária do Tua, cortando a sua ligação ao resto da rede ferroviária nacional. No entanto, a albufeira acaba por nos distrair e rapidamente esquecemos o pedaço gigante de betão, e continuamos a contemplar as tranquilas águas do Tua.

  • Miradouro do Ujo

    Este deve ser o miradouro do Tua mais procurado pelos turistas e situa-se entre as aldeias de São Mamede de Ribatua e Safres. Na imponente infraestrutura em ferro, assinada pelo arquiteto Henrique Pinto e pelo eng. Filipe Calisto, conseguimos observar um extenso troço deste vale e da atual albufeira.
    Um pouco mais acima, na berma da estrada, encontra-se um pequeno miradouro com a mesma vista e bem mais tranquilo.

  • Miradouro do Amieiro

    Tentamos chegar a este miradouro oficial, mas não conseguimos. Contudo, seguindo a estrada até à aldeia Amieiro, conseguimos ter praticamente a mesma perspetiva e ficámos satisfeitos com a nossa descoberta! Segue o teu instinto e fica atento às bermas da estrada.

Onde dormir?

Caso pretendas ficar uma ou mais noites na região do PNRVT, aconselhamos-te a procurar estadia num dos 5 municípios que abragem o Vale do Tua, já mencionados anteriormente, ou no Pinhão.
Contudo, tendo em conta os nossos critérios de escolha de hotéis, vamos sugerir-te alguns espaços:

Se gostas de organizar a tua viagem e fazer as tuas reservas, poderás utilizar os links do Gato Vadio para planeares as tuas viagens. Não irás pagar mais nada por isso, e dessa forma, ajudarás o Gato Vadio a manter-se ativo.
  Reserva os melhores hotéis no Booking.com, tal como nós!
  Faz o teu seguro de viagem na IATI Seguros ( e ainda recebes 5% de desconto).É importante ires tranquilo e protegido.
  Evita taxas bancárias, utilizando o cartão Revolut. É o nosso melhor amigo das viagens

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.