Miradouros do Vale do Tua: roteiro de 1 dia

Dizem que o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) é o destino do amor, e não poderíamos concordar mais! Entre paisagens de cortar a respiração, trilhos rodeados de natureza e a serenidade das margens do rio Tua, este é o local ideal para um passeio romântico ou uma escapadinha em família.

Neste artigo, partilhamos contigo um itinerário de um dia pelos miradouros mais impressionantes do Vale do Tua, com destaque para os municípios de Carrazeda de Ansiães e Alijó. Para quem quer ir além do roteiro, o site oficial do PNRVT oferece informações detalhadas sobre outros pontos de interesse.
Complementamos o artigo com um vídeo de todas as vistas panorâmicas que estes miradouros nos oferecem. Poderás ter acesso a ele entrando no nosso canal do Youtube.

Onde dormir na região do Vale do Tua?

Caso pretendas ficar uma ou mais noites na região do PNRVT, aconselhamos-te a procurar estadia num dos 5 municípios que abragem o Vale do Tua, já mencionados anteriormente, ou no Pinhão.
Contudo, tendo em conta os nossos critérios de escolha de hotéis, vamos sugerir-te alguns espaços:

Miradouros em Carrazeda de Ansiães

  • Miradouro de São Lourenço

    Saindo do Porto, iniciamos a nossa viagem em direção à margem esquerda do rio Tua. A primeira paragem deste dia foi no miradouro de São Lourenço. Este miradouro é um projeto da autoria do escultor Paulo Moura e oferece uma vista soberba sobre o rio Tua! Caso queiras dar um mergulho nas águas do Tua, poderás continuar pela mesma estrada até chegares à beira rio.
  • Miradouro da Sra. da Costa

    Descobrimos este miradouro sem querer e junto à estrada N214, quem sai de Parambos em direção a Foz-Tua. É um pequeno local onde te podes sentar para apreciar a paisagem envolvente.
  • Miradouro Olhos do Tua

    Este é um dos nossos miradouros preferidos e quando lá chegares, irás perceber o motivo! Encontra-se em Castanheiro do Norte e também é um projeto do escultor Paulo Moura.
  • Miradouro do Sr. da Boa Morte

    O nome deste miradouro pode não ser muito apelativo, mas a vista compensa! Encontra-se junto a uma igreja e deste ponto podemos ver a descida abrupta da paisagem até ao Vale Ribeirinho.
  • Foz do rio Tua

    Neste ponto, junto da antiga estação do Tua, o Douro abraça o Tua e tornam-se um só!
    Caso pretendas almoçar, poderás fazê-lo no restaurante Calça Curta em Foz-Tua. Foi o único restaurante que encontramos durante o percurso.

Miradouros em Alijó

  • Barragem e albufeira do Tua

    Seguimos viagem para o lado direito do rio Tua e a primeira paragem foi para observar a barragem. Uma controversa construção,  pois a sua albufeira obrigou ao encerramento e submersão dos primeiros 16 quilómetros da linha ferroviária do Tua, cortando a sua ligação ao resto da rede ferroviária nacional. No entanto, a albufeira acaba por nos distrair e rapidamente esquecemos o pedaço gigante de betão, e continuamos a contemplar as tranquilas águas do Tua.
  • Miradouro do Ujo

    Este deve ser o miradouro do Tua mais procurado pelos turistas e situa-se entre as aldeias de São Mamede de Ribatua e Safres. Na imponente infraestrutura em ferro, assinada pelo arquiteto Henrique Pinto e pelo eng. Filipe Calisto, conseguimos observar um extenso troço deste vale e da atual albufeira.
    Um pouco mais acima, na berma da estrada, encontra-se um pequeno miradouro com a mesma vista e bem mais tranquilo.
  • Miradouro do Amieiro

    Tentamos chegar a este miradouro oficial, mas não conseguimos. Contudo, seguindo a estrada até à aldeia Amieiro, conseguimos ter praticamente a mesma perspetiva e ficámos satisfeitos com a nossa descoberta! Segue o teu instinto e fica atento às bermas da estrada.

  • Tempo estimado: este roteiro de um dia é perfeito para explorar ao ritmo certo, sem pressas.
  • Transporte: recomenda-se o uso de carro, já que os miradouros estão em locais elevados e de difícil acesso por transportes públicos.
  • Atenção às condições meteorológicas: verifica o tempo antes da visita para garantir boas condições de visibilidade.
  • Outras atividades: se tiveres mais tempo, explora os trilhos pedestres do PNRVT, que oferecem experiências imersivas pela natureza.