A cerca de 35 quilómetros do Porto encontramos Paredes, um dos concelhos mais jovens de Portugal. O município é conhecido pela sua potencialidade no sector da indústria do mobiliário, porém, a sua localização privilegiada no Vale do Sousa e a integração na área metropolitana do Porto, tornam Paredes uma cidade interessante para uma escapadinha turística. Outra particularidade é que a cidade integra o Parque das Serras do Porto e, além disso, é também servida pela linha ferroviária que liga o Porto ao Douro Vinhateiro.

Como vivemos perto, exploramos Paredes durante um dia e neste artigo compilamos alguns locais que deves mesmo conhecer. Com as nossas dicas, poderás contemplar recantos naturais com paisagens soberbas como, por exemplo, o Parque Natural da Nossa Sra. do Salto, o património edificado dos Brasileiros de torna-viagem, além de monumentos como o Mosteiro de Cete, e de pequenos espaços verdes espalhados por todo o concelho, tais como, o Parque de Astromil.

Património dos Brasileiros de torna-viagem

Já ouviste falar nos Brasileiros de torna-viagem? Passamos então a explicar.
No século XVIII muitos foram os portugueses que se viram obrigados a emigrar para o Brasil para conseguirem qualidade de vida. Felizmente, alguns construíram fortunas avultadas e retornaram à sua terra natal com um grande poder de compra e exuberância passando, assim, a serem apelidados de Brasileiros de torna-viagem.
Em Paredes existem vários legados destes emigrantes, no entanto, só conseguimos visitar as suas fachadas com exceção da Casa da Castrália e do Palacete da Granja.

1- A Casa da Castrália localiza-se em Louredo e é um palacete luxuoso com forte presença da influência brasileira, mandada construir por Adriano Moreira de Castro. Facilmente nos conseguimos sentir numa fazenda ou no cenário de uma telenovela. Os pormenores ainda existentes, fazem-nos viajar no tempo e imaginar como seria a vida antigamente. Contudo, é uma propriedade privada e está devoluta, mas é possível visitar o seu interior. Para o efeito, deves entrar em contacto com o Turismo de Paredes através do email turismo@cm-paredes.pt.

2- O Palacete da Granja atualmente alberga a Casa da Cultura. Outrora pertencente a Joaquim Bernardo Mendes, localiza-se no centro de Paredes e é um elemento fundamental na oferta cultural da cidade. Este magnífico palacete é rodeado por um enorme jardim e possui características brasileiras nas suas fachadas revestidas de azulejos amarelos e nas grandes portas e janelas.

Património arquitetónico

Paredes é um concelho riquíssimo em história, com um vasto património religioso e integra a Rota do Românico. Como o tempo era escasso e não nos permitiu visitarmos todos os monumentos, destacamos aqui os que nos surpreenderam pela sua autenticidade.

3- A Igreja de São Cristóvão de Louredo foi construída no século XVIII e foi classificada como Monumento de Interesse Público, sendo o ex-libris do Barroco em Paredes. Os seus retábulos dourados não deixam ninguém indiferente e merecem ser apreciados.

4- A Capela da Sra. dos Chãos localiza-se em Bitarães num largo com o mesmo nome onde, a 8 de setembro, se realiza uma festa tradicional em honra da Sra. dos Chãos. Os seus azulejos azuis e a sua simplicidade tornam esta pequena capela num local de interesse público. A visita ao interior carece de marcação prévia através do email turismo@cm-paredes.pt.

5- O Mosteiro de São Pedro de Cete foi fundado no século X e aqui poderás mergulhar na sua atmosfera bucólica, apreciando os seus padrões românicos e góticos. Além disso, nos claustros poderás observar as arcas tumulares de cavaleiros nobres. A visita carece de marcação prévia (turismo@cm-paredes.pt).

6- A igreja Matriz de Baltar localiza-se em Baltar e surpreende pela sua fachada coberta de azulejos azuis. O seu interior pode ser visitado durante a missa.

7- A Forca de Louredo é uma estrutura de 11,70 metros e é bastante singular, contudo, ainda é desconhecida a sua verdadeira função no século XIX.

Natureza e espaços verdes

Paredes é rico em natureza e em espaços de lazer. Aqui poderás encher o peito e respirar o ar puro ou, até mesmo, praticar alguns desportos radicais. Durante a nossa visita a Paredes conseguimos conhecer o Parque de Astromil e o Parque Natural da Nossa Sra. do Salto.

8- O Parque de Astromil é um pequeno parque de merendas, com um ambiente bastante agradável onde poderás fazer um picnic ou, simplesmente, fazer uma caminhada.

9- O Parque Natural da Sra. do Salto é o ex-libris de Paredes e, como amantes de natureza que somos, foi o local que mais nos surpreendeu pelas sua estreitas e altas escarpas apelidadas de “Boca do Inferno”. O lugar da Senhora do Salto convida a momentos de lazer e as suas escarpas permitem a prática de rappel, escaladas, BTT ou pedestrianismo.

“Um cavaleiro errante do alto dos penhascos saltou, Nossa Sra. o amparou e o cavalo as patas marcou.”

Este local possui uma lenda, onde acreditavam que um cavaleiro se livrou da morte ao invocar a proteção da Senhora após um salto inadvertido no abismo. Em sinal de agradecimento pelo milagre, o cavaleiro terá mandado construir a pequena capela da Nossa Senhora do Salto.

10- As “marcas do cavalo” descritas na lenda são as Marmitas do Gigante, isto é, são as depressões circulares escavadas na rocha. Este fenómeno geológico é resultante da erosão provocada pelos movimentos giratórios de areias e seixos, desencadeados pela ação da água.

Onde comer em Paredes?

Nesta região, cabrito assado acompanhado da batata assada e arroz de forno faz as delícias do seu povo e de quem visita o concelho. Na hora da sobremesa é servido o típico leite-creme e a sopa seca, uma receita tradicional que tem por base o pão, a canela, o açúcar e a hortelã. Aliado a estas iguarias, não pode faltar o vinho verde e os tremoços!

Nós tivemos o prazer de experimentar todos estes petiscos num restaurante tradicional e agradável, o Solar da Brita, que se localiza na Rua Da Forca, 86 em Louredo. Podes fazer a tua reserva através do número 255 776 370.

Onde dormir em Paredes?

Caso pretendas explorar o concelho com mais pormenor e durante mais tempo, poderás ficar alojado em Paredes. Com base nas nossas exigências de qualidade, conforto e preços, sugerimos-te 3 locais:

-Paredes Hotel Apartamentos
-Estrebuela House
-Flat4u

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.