Já deves ter reparado que em certos destinos, eu (Ana) apareço várias vezes com um lenço nos ombros. A verdade é que desde a nossa primeira viagem a Itália aprendemos que o lenço, de preferência grande, é um dos acessórios indispensáveis na mala. E porquê? Por inúmeros motivos que vamos mencionar neste artigo.

  • Protege-nos do frio e do sol intenso
    É o nosso melhor amigo numa noite de verão ou durante o dia quando o sol queima.

  • Cobre camas menos limpas
    Nunca nos aconteceu mas sabemos que, por vezes, há lençóis pouco higiénicos e não havendo hipótese de os trocar, o lenço pode servir de resguardo. Por exemplo, nos comboios da Índia, foi uma mais-valia pois serviu de lençol.

  • Serve de “cortina” nas camas dos hosteis
    É uma das utilidades que lhe damos quando visitamos cidades europeias mais caras e que implicam ficarmos alojados em hosteis. Basta prende-lo na cama de cima, que normalmente é a do Ricardo, e fico com mais privacidade na minha cama.

  • Serve de toalha nos banhos inesperados
    Às vezes vamos para locais com água sem a intenção de irmos a banhos, mas nem sempre é fácil resistir a molhar o pezinho. Ter um lenço nessas ocasiões também é bastante útil para nos secarmos.

  • Protege a roupa quando nos queremos sentar no chão
    Além das fotografias com lenços, também já deves ter reparado que as minhas calças pretas não escondem que me sento em qualquer lado! Nessas alturas não tinha o lenço, mas teria dado jeito para estar sentada sem me sujar e sem deixar as provas nas fotografias.

  • Serve de toalha para um picnic improvisado
    Quantas vezes, em viagem, vamos ao supermercado comprar sandes e depois fazemos um picnic num jardim? Com um lenço grande por perto, temos uma bela toalha de picnic.

  • Cobre os ombros/decote/pernas/cabeça para entrarmos nos templos e igrejas
    Há locais de culto, na Europa e fora dela, que exigem que as mulheres entrem com os ombros, decote e pernas cobertas. Damos o exemplo de Itália pois em quase todas as igrejas que visitamos pelo país, existia uma sinalética que alertava para essa obrigação.

  • Serve de saia, páreo ou blusa
    Acidentes acontecem em qualquer lado e caso te sujes ou molhes, dá sempre jeito ter uma alternativa. Na internet existem várias ideias de como usar o lenço como uma peça de roupa.

  • Protege-te de olhares indiscretos
    Há países culturalmente diferentes do nosso e onde sentimos que os olhares do público masculino são mais intensos. Nesses casos, além de usar o vestido comprido ou calças, caso esteja com a pele dos ombros mais exposta devido ao calor, prefiro cobrir-me com o lenço.

  • Protege-te de cheiros nauseabundos e da poluição
    Infelizmente, em viagem nem tudo são rosas e, por vezes, há cheiros maus e ambientes bem poluídos. Um lencinho a proteger o nariz e a boca será uma mais-valia. Em ambientes com muita poeira como, por exemplo, no deserto também é uma boa proteção.

    Portanto, os lenços têm 1001 utilidades em viagem e, além de aconchegar-te e proteger, ainda acrescenta estilo ao teu look. Outra das vantagens é a sua praticidade para lavar e secar. Podes levar no lavatório do quarto de hotel e deixá-lo a secar perto de uma janela. No dia seguinte estará impecável novamente.
    Vais começar a viajar sempre com um lenço a partir de agora?

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.