A ilha da Madeira possui tesouros bem guardados, e na nossa última viagem fomos desvendar alguns deles. Para nos deslocarmos na ilha e conhecermos estes seis locais recorremos aos serviços da agência de aluguer de carros Hertz, à qual agradecemos o apoio dado nesta viagem. Sugerimos que optes por viaturas com maior cilindrada, uma vez que a ilha da Madeira apresenta grandes desníveis. A nossa viatura da Hertz Portugal, um Nissan Juke, era praticamente nova e bastante moderna.

Ponta de São Lourenço

A Ponta de São Lourenço está integrada na Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira e, apesar do seu ar inóspito e dos seus tons escuros, tem para te oferecer uma das melhores vistas da ilha. Localizada no extremo mais oriental da Madeira, a cerca de 35 km do Funchal, nesta península encontrarás o PR8-Vereda da Ponta de São Lourenço, a Baía d’Abra, e uma pequena praia de areia escura apelidada de Prainha. Além disso, poderás contemplá-la a partir de vários pontos, como por exemplo na Ponta do Rosto e na Ponta do Bode.

Capelinha de Nossa Sra. de Fátima

Localizada na vila de São Vicente, na costa norte da ilha, a visita a esta capela deve constar do teu roteiro turístico na ilha da Madeira. Apesar de ser necessário subir uma escadaria para alcançar a capela, rapidamente irás perceber que o teu esforço valeu a pena. De um lado poderás observar numerosos cumes montanhosos sarapintados por pequenas aldeias, e do outro lado desfrutarás de uma das melhores vistas para o mar e para a vila de São Vicente. Se gostas de aventuras pela natureza, o PR16 Levada Fajã do Rodrigues e a Levada dos Cardais ficam a uma curta distância da Capelinha de Nossa Sra. de Fátima.

Ponta do Sol

Com um dos cais mais bonitos da ilha, a vila da Ponta do Sol merece ser visitada a qualquer hora do dia. No entanto, é durante o nascer e o pôr-do-sol que a vista sobre o Oceano Atlântico se transforma num espetáculo natural.
A Cascata dos Anjos é outro dos tesouros da Ponta do Sol. Localizada em Anjos, na antiga Estrada Regional ER101, esta queda de água dá banho a quem lá passa. É um dos postais da ilha da Madeira, por isso é muito procurada pelos turistas. Infelizmente, tivemos de ficar longos minutos na fila para conseguirmos fotografar a cascata sem pessoas e acabámos por desistir. Nesta zona poderás ainda aproveitar para conhecer a Levada Nova.

Teleférico das Achadas da Cruz

Se gostas de desafios e não tens medo de alturas, recomendamos que experimentes o Teleférico das Achadas da Cruz, localizado no Calhau das Achadas. O desnível impõe respeito, mas a tranquilidade da Fajã da Quebrada Nova compensa toda a ansiedade da viagem. O custo deste teleférico são três euros (ida e volta) e poderás estar lá em baixo o tempo que desejares. Na Fajã da Quebrada Nova, além do silêncio e de vistas bonitas, encontrarás campos agrícolas. Nas imediações poderás percorrer a Vereda do Calhau.

Taberna da Poncha

A Poncha é uma das bebidas tradicionais da Madeira e faz parte da cultura da ilha, portanto deves incluir na tua “must-do list” esta bebida feita de aguardente de cana-de-açúcar, açúcar e limão. Dentro da grande variedade de sabores, sugerimos que experimentes a “Poncha à pescador” na Taberna da Poncha, localizada na Serra d’Água. Esta antiga taberna, com cerca de 70 anos, é uma das mais procuradas pelos turistas e as cascas de amendoins espalhadas no chão confirmam ser bastante movimentada. Nas suas proximidades poderás ver o Miradouro Terra Grande e o Miradouro do Pico da Murta.

Miradouro Garganta Funda

Se aprecias cascatas e paisagens imponentes deves incluir a cascata da Garganta Funda no teu roteiro. Para chegares a esta cascata de 140 metros situada na Ponta do Pargo, terás de percorrer um trilho com cerca de um quilómetro de extensão. O trajeto é de fácil acesso, por isso vais poder desfrutar das vistas com muita tranquilidade. Durante o Verão há uma maior probabilidade de encontrares a cascata seca, mas mesmo assim vale a pena a caminhada, pois a envolvência dos campos agrícolas juntamente com as falésias e com o mar irão surpreender-te. Um pouco mais à frente poderás conhecer o Farol da Ponta do Pargo.

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.