Visitar Matosinhos: 15 locais para conheceres

A pouco mais de 10 km do centro do Porto encontra-se uma terra de memórias e de tradições, muito conhecida pela frescura do seu peixe e do seu marisco: Matosinhos. No entanto, aqui não encontrarás apenas boa gastronomia. As excelentes praias, os vários exemplares de arquitetura contemporânea de Álvaro Siza e de outros arquitetos de renome, parte do percurso do Caminho de Santiago, o património histórico e a vasta oferta de espaços de lazer e de cultura, tornam Matosinhos uma terra de Mar, Movimento e Cultura.
Durante três dias percorremos Matosinhos à procura das melhores ofertas turísticas, para podermos partilhá-las contigo. Neste artigo encontrarás uma lista de 15 locais e experiências que consideramos imperdíveis numa visita a este município vizinho do Porto, assim como todas as dicas necessárias para organizares a tua viagem.

Como chegar a Matosinhos?

Desde o Porto :

Apenas 10 km separam o Porto de Matosinhos, por isso, facilmente chegarás ao teu destino a partir do Porto. Se viajares de carro poderás percorrer a estrada cénica que passa pela Foz do Rio Douro, pelo Forte de São João Baptista e pelo Farolim de Felgueiras. Poderás também recorrer aos transportes públicos para chegar a Matosinhos desde o Porto. O autocarro e o metro são dois dos meios de transporte mais utilizados para realizar este trajeto. Através da linha do metro “Senhor de Matosinhos” conseguirás escapar ao trânsito das duas cidades e fazer a ligação entre elas em cerca de 40 minutos.

Desde Lisboa:

Se estás a planear fazer a viagem Lisboa-Matosinhos, deves seguir em direção ao Porto pela A1 e, posteriormente, pela A28 até Matosinhos. Caso prefiras recorrer ao serviço dos comboios da CP – Comboios de Portugal, na estação de Porto-Campanhã deverás apanhar o metro em direção a “Senhor de Matosinhos”.

O que fazer e conhecer em Matosinhos?

Sendo Matosinhos um município com uma oferta turística tão diversificada, optamos por enumerar numa lista os nossos 15 locais preferidos. Sugerimos que dediques três dias completos para conseguires desfrutar de tudo isto com calma e tenhas em conta os dias das visitas a determinados locais, como por exemplo ao Farol de Leça.

  1. Titan
  2. Terminal de Leixões
  3. Praia de Matosinhos
  4. Anémona
  5. Fábrica Conservas Pinhais
  6. Mercado de Matosinhos
  7. Igreja Paroquial do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos
  8. Museu da Memória de Matosinhos
  9. Casa da Arquitetura
  10. Farol de Leça
  11. Piscina das Marés
  12. Praia de Angeiras
  13. Mosteiro de Leça do Balio
  14. Arte Urbana na Lionesa
  15. Super Bock – Casa da Cerveja

Mar à vista

Caso tenhas o privilégio de desembarcar no Terminal de Cruzeiros do porto de Leixões, serás recebido num moderno edifício que, pelas suas linhas e traços arquitetónicos, não deixa ninguém indiferente. No entanto se, tal como nós, não és passageiro de nenhum cruzeiro, mas fazes questão de conhecer o emblemático Terminal, também poderás fazê-lo facilmente aos domingos de manhã, entre outubro e junho.

Já para visitares o Titan, um histórico guindaste a vapor que ajudou na construção do porto de Leixões e foi recentemente recuperado, poderás fazê-lo às sextas, sábados e domingos das 10h às 17h. A vista é um dos seus pontos fortes, mas não recomendamos a visita a pessoas com vertigens. Além disso, sugerimos que evites saias e calçado com tacão alto.

A visita ao Farol de Leça foi o ponto alto, literalmente, da nossa visita a Matosinhos. As suas duas centenas de degraus impõem respeito, mas também são eles que nos levam ao melhor “miradouro” de toda a região. A vista de 360º a 46 metros de altura vale cada gotinha de suor. Poderás confirmar com os teus próprios olhos se visitares o farol às quartas-feiras à tarde. E o melhor? A visita é gratuita.

Vamos a banhos?

A praia de Matosinhos é de visita obrigatória pela tranquilidade das suas águas, apesar de serem gélidas. Esta praia do Norte é também muito procurada pelos amantes de surf, e foi aqui que tivemos uma aula de surf na escola Onda Pura. Caso tenhas interesse em experimentar esta modalidade desportiva aqui, é possível comprar algumas aulas e até mesmo alugar o equipamento.

Na praia de Leça poderás mergulhar num conjunto de piscinas projetadas pelo arquiteto matosinhense Álvaro Siza Vieira, apelidadas de Piscina das Marés. Infelizmente, só estão abertas durante a época balnear, por isso não conseguimos ir a banhos

Se preferes praias mais tranquilas, com características únicas, sugerimos que conheças a praia de Angeiras. Não estranhes se encontrares várias embarcações de pesca no areal, pois Angeiras é uma vila piscatória genuína e com muita tradição.

A arte do saber fazer em Matosinhos

Nas nossas viagens gostamos sempre de conhecer a cultura e a gastronomia local e, uma vez que Matosinhos é conhecido pelo seu peixe fresco, um dos locais que consideramos imprescindíveis numa visita ao município é o Mercado de Matosinhos. Aqui encontrarás vendedores de vários produtos, mas o maior destaque vai para as bancas de peixe.

Talvez já te tenhas apercebido, mas nós gostamos muito de turismo industrial, e sempre que surge a oportunidade fazemos questão de conhecer algumas fábricas e o seu modus operandi. Em Matosinhos escolhemos visitar um belo exemplar da indústria conserveira: as Conservas Pinhais & Cia. A fábrica tem um “museu vivo” onde poderás conhecer toda a história deste legado e os segredos do processo de fabrico das conversas de sardinhas Nuri e Pinhais. Existem dois tipos de visita, que variam consoante os dias da semana. Se optares por uma visita semanal, poderás assistir à produção genuína das conservas, com a devida distância. Contudo, se escolheres a visita de fim-de-semana, poderás percorrer a zona da produção e até fazer uma pequena atividade, sem no entanto estares em contacto com os funcionários da fábrica.

E depois das conservas o que é que vai bem? Uma Super Bock, claro. Esta é daquelas visitas de estudo que a maioria das pessoas da nossa geração (anos 80) deve ter feito quando andava na escola. A outrora Unicer possui atualmente a Super Bock – Casa da Cerveja. Neste espaço irás conhecer todas as matérias-primas que dão origem à cerveja e todo o seu processo de fabrico. Além disso, terás acesso aos momentos marcantes e às histórias mais importantes da marca Super Bock. No fim, e para terminar a visita em beleza, são oferecidas duas provas com harmonização.

Património Histórico, Cultura e Arte

Para os apreciadores de património religioso, sugerimos uma visita à Igreja do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos e ao Mosteiro de Leça do Balio. Se procuras conhecer espaços de cultura e de arte em Matosinhos, a Casa da Arquitetura e o Museu da Memória irão certamente ocupar uma boa parte do teu dia. Os murais de Street Art da Lionesa conferem uma cor especial ao município e merecem também uma visita.

Uma das maiores festas populares no norte de Portugal é a Festa do Senhor de Matosinhos e temos aqui, pelo menos, dois fãs incondicionais. São praticamente três semanas de folia e de atividade, com cheirinho a farturas, a pão com chouriço e a sardinha assada. Entre a gastronomia, artesanato e iluminações, há espaço também para carrosséis e carrinhos de choque. De 20 de maio a 12 de junho de 2022 vem conhecer esta festividade com mais de 700 anos.

Os melhores restaurantes de Matosinhos

Foram vários os restaurantes que nos deliciaram com as suas iguarias durante a nossa visita. Privilegiamos o peixe e o marisco, mas também tivemos oportunidade de experimentar pratos vegetarianos. Sugerimos então:

  • Lobo do Mar 1894
    Tv. de Rudolfo de Mesquita 48, 4455-204 Lavra
    Telefone: 930 487 918
  • Sushi no Mercado (c/ opção vegetariana)
    R. Álvaro Castelões 52, 4450-039 Matosinhos
    Telefone: 22 937 1800
  • A Margarida
    R. Castelo 59, 4450-632 Leça da Palmeira
    Telefone: 22 996 1402
  • Lage Senhor do Padrão
    R. Heróis de França 516, 4450-159 Matosinhos
    Telefone: 22 938 4807
  • Fava Tonka (apenas comida vegetariana)
    R. Santa Catarina 100, 4450-631 Leça da Palmeira
    Telefone: 915 343 494

Onde ficar alojado?

Nesta passagem por Matosinhos optamos por ficar alojados bem no coração da cidade, mas com vista para o Terminal de Leixões. Escolhemos o Harbour Inn Design Townhouse pela sua excelente localização e pelo conforto das instalações. Este edifício histórico de 1902 possui quartos com decoração temática que, com certeza, vai ao encontro do gosto de qualquer Gato Vadio. Sugerimos também o Eurostars Matosinhos, o Sea Porto Hotel e o Four Points by Sheraton Matosinhos.

Agradecemos à Câmara Municipal de Matosinhos e aos bloggers de viagem Alma de Viajante, Born Freee, Intrepid Jumpers, Ir em Viagem e Girl From Nowhere.

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.