Salamanca: roteiro de 2 dias
Há cidades que vamos adiando conhecer por serem perto e depois arrependemo-nos por termos demorado tanto tempo a visitá-las. Foi o que nos aconteceu com Salamanca! Se este também é o teu caso, esperamos que te inspires com o nosso artigo e que marques já a tua viagem a esta Cidade Património da Humanidade. Caso queiras prolongar a tua estadia por mais uns dias, sugerimos que adiciones também a Sierra de Francia.
Tal como a viagem a Chipiona, esta visita a Salamanca foi no âmbito de uma blogtrip internacional. Fomos representar Portugal durantes dois dias com o propósito de descobrir a cidade e a sua gastronomia. Sempre acompanhados por guias turísticos oficiais percorremos todo o centro histórico, conhecemos o Património, a gastronomia, a História e a oferta turística de Salamanca.
Neste artigo partilhamos contigo todos os pontos que visitamos, assim como os restaurantes que experimentamos e o hotel onde ficamos alojados.
Índice
Como chegar a Salamanca?
A melhor forma de chegar a Salamanca a partir de Portugal é de carro, pois a cidade localiza-se a cerca de 1 hora da fronteira de Vilar Formoso. Caso optes por viajar em transportes públicos, a Flixbus organiza viagens com partida do Porto e de Lisboa para Salamanca.
O centro da cidade é relativamente pequeno, portanto se viajares de carro, sugerimos que estaciones num dos parques de Salamanca e que percorras todos os pontos turísticos a pé.
O que visitar em Salamanca?
Dia 1
- Praça Maior
- Praça de Monterrey
- Calle Meléndez
- Universidade Pontificia e Clerecía (exterior)
- Scala Coeli (subida às Torres da Clerecía)
- Casa das Conchas (interior e exterior)
- Edifício Histórico da Universidade (interior e exterior),
- Catedral Nova e Velha
- Subida às Torres Medievais da Catedral (Ierónimus)
- Pátio chico
- Horta de Calixto e Melibea
Começamos o nosso dia e o primeiro contacto com Salamanca pela Plaza Mayor (praça maior). Esta enorme praça é o coração de Salamanca. É considerada uma das praças mais bonitas de Espanha e até do mundo, e ao avistá-la facilmente entendemos o motivo. Presta atenção aos medalhões que decoram os edifícios barrocos e deixa-te fascinar pelas suas arcadas. Este local é mágico a qualquer hora do dia, por isso sugerimos que o visites durante o dia e à noite.
Seguimos para a Plaza de Monterrey (Praça de Monterrey) onde pudemos apreciar a arquitetura exterior do Palácio Monterrey. Após atravessarmos a Calle Meléndez demos de frente com Universidade Pontificia, com a Igreja da Clerecia e com a Casa das Conchas, que atualmente abriga a biblioteca pública (acesso gratuito).
Para teres uma vista 360 graus de Salamanca, sugerimos que subas às Torres da Clerecia (Scala Coeli). Esta é uma das atividades pagas que achamos mesmo imprescindíveis.
A manhã foi intensa mas continuamos a nossa visita até ao Edifício Histórico da Universidade, a mais antiga de Espanha, mas antes da visita ao seu interior tivemos que procurar a rã na fachada da capela da universidade (dizem que dá sorte nos estudos).
Já no interior do edifício da antiga universidade visitamos algumas salas míticas como a Aula de Fray Luis de Leon. Esta sala ainda hoje mantém o mesmo aspecto que teria no último terço do século XVI.
Após o almoço partimos à descoberta das Catedrais de Salamanca, a velha e a nova. Sugerimos que, tal como nós fizemos, subas às torres das catedrais através da exposição Ierónimus. Esta é outra das atividades pagas que achamos essenciais numa visita pela cidade.
Para finalizarmos este primeiro dia por Salamanca seguimos para o jardim mais pitoresco da cidade, o Huerto de Calixto e Melibea. A vista deste recinto é linda e ainda por cima a entrada é gratuita.
Dia 2
- Casa Lis (interior)
- Convento de San Esteban (exterior e interior)
- Centro de interpretação das Muralhas
- Cova de Salamanca
- Poço de Neve
- Ponte Romana
- Passeio pelas margens do rio
No nosso segundo dia por Salamanca visitamos a pitoresca Casa Lis, um palacete repleto de influências de Art Nouveau e Art Deco. Recomendamos que visites o seu interior (não é permitido fotografar) e que à noite voltes ao local para veres a fachada iluminada. As suas vidraças coloridas não deixam ninguém indiferente.
Outro dos pontos turísticos que visitamos e recomendamos é o Convento de San Esteban. Este convento pertence à Ordem dos Dominicanos e apesar de ser de estilo gótico, a sua decoração é plateresca e barroca.
Ao visitarmos o Huerto de Calixto e Melibea conseguimos ver uma pequena parte da muralha de Salamanca, por isso aproveitamos a oportunidade para conhecer o Centro de Interpretação das Muralhas. Ali perto descobrimos um local mais místico, conhecido pelo local onde o Diabo dava aulas às bruxas: a Cova de Salamanca.
O Poço da Neve passou para um dos nossos locais preferidos em Salamanca pelas suas características peculiares. Basicamente é um poço onde outrora armazenavam neve oriunda das serras. É possível visitar o seu interior, assim como uma pequena gruta. As visitas têm que ser reservadas no Posto de turismo de Salamanca.
Para terminarmos em grande, deixamos o passeio pelas margens do rio Tormes. Depois de atravessarmos a ponte romana caminhamos em direção à ponte Enrique Estevan. É entre estas duas pontes que se encontra a vista mais bonita sobre a cidade.
Onde comer em Salamanca?
- Lilicook Gastrobar
C/ Espoz y Mina, 22 – 24
Tel.: 923 623 433
- Clavel 8
C/ Clavel, 8
Tel.: 923 493 519
- Azogue Viejo
Plaza de la Libertad, 11
Tel.: 923 62 04 00
Onde dormir em Salamanca?
Na nossa passagem por Salamanca ficamos alojados no Hotel San Polo. Os quartos são espaçosos e o pequeno-almoço é bom mas a vista para a Catedral é o ponto forte deste hotel.
- Hotel San Polo
Arroyo de Santo Domingo, 2
Tel.: 923 21 11 77
Agradecemos a toda a equipa do Turismo de Salamanca e aos guias espanhóis Tu Guia En Salamanca e Salamanca Guia que nos mostraram a cidade com todo o profissionalismo.
Apoia o nosso trabalho
Se gostas das nossas sugestões de viagem e queres contribuir para o nosso projeto, considera usar os nossos links afiliados para fazer as tuas próximas reservas de hotéis no Booking.com, contratar o teu seguro de viagem com desconto de 5% na IATI, ou organizar as tuas experiências através do Get Your Guide. Utilizar estas parcerias não acarreta custos adicionais para ti, mas permite-nos receber uma pequena comissão que ajuda a financiar os nossos guias e artigos. Como alternativa, podes oferecer-nos um café virtual. Cada contribuição, por menor que seja, é extremamente valiosa para nós, ajudando-nos a continuar a proporcionar-te conteúdo de viagem de alta qualidade. Obrigado por nos acompanhares nesta viagem!