Santo Tirso, um tesouro escondido do Norte de Portugal
Situada no coração da região Norte de Portugal e a cerca de 20 km do Porto, Santo Tirso é uma cidade encantadora com uma rica história e tradições que remontam à Idade Média. Banhada pelo rio Ave, esta cidade é o destino ideal para quem deseja fugir do turismo de massas e mergulhar numa autêntica experiência portuguesa. Assim, neste guia de viagem apresentamos-te os principais pontos turísticos e experiências que a nossa cidade tem para oferecer. Sê bem-vindo à terra natal da Ana.
Índice
O que visitar em Santo Tirso?
- Mosteiro de São Bento – O Mosteiro de São Bento é o ex-libris de Santo Tirso. Fundado em 978 por D. Unisco Godiniz e pelo seu marido Abunazar Lovesendes, é um marco arquitectónico e religioso de grande importância para a região. A igreja possuí planta de cruz latina e tem apenas uma nave. A sua fachada possui três nichos em que estão alojadas as esculturas de Santo Tirso ao centro, ladeado por S. Bento e Santa Escolástica.
- Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) – O MIEC é um espaço dedicado à arte da escultura contemporânea, contando com uma coleção de obras de artistas inter(nacionais). O museu é composto por duas áreas: o espaço interior, que acolhe exposições temporárias, e o parque de esculturas ao ar livre, perfeito para um passeio artístico e cultural pelas ruas da cidade.
- Parque D. Maria II – O parque D. Maria II é o pulmão verde do centro de Santo Tirso e é um espaço de lazer perfeito para toda a família. Com um parque infantil, Casa de Chá, coreto, lago e vista para o Mosteiro de São Bento, é o local ideal para relaxar e desfrutar da natureza.
História, cultura e natureza…
- Parque Sara Moreira – Com uma área verde exuberante recheada de percursos para caminhadas, pedaladas e corridas, é o lugar ideal para quem procura a tranquilidade afastada da agitação citadina. Além disso, este parque conta com infraestrutura completa para receber visitantes, incluindo um café, parque infantil, áreas para piquenique, campos de jogos e uma área de fitness.
- Passadiços das Margens do Ave – Estes passadiços de 1,4 km permitem que caminhes ou que pedales ao lado das águas do rio Ave, proporcionando vistas incríveis da paisagem em redor. Podes aceder-lhes através do Parque Sara Moreira ou pela entrada que se situa ao lado da ponte do rio Ave.
- Santuário da Nossa Senhora da Assunção – Local de grande importância religiosa e histórica em Santo Tirso. Este monumento é um magnífico exemplo de arte de inspiração romano-gótica, e contem no seu interior uma bela imagem de Nª Sª da Assunção, da autoria do escultor João da Fonseca Lapa. Neste edifício, de planta em cruz grega, podes apreciar diversos elementos arquitetónicos, próprios do estilo neo-românico, como as rosáceas, a banda lambarda na fachada e as imponentes torres e seus contrafortes. Além disso, este Santuário está situado num local privilegiado, oferecendo vistas panorâmicas de Santo Tirso e das cidades vizinhas. Em dias limpos até é possível ver o mar a partir daqui.
- Castro do Monte Padrão – Sítio arqueológico que remonta à Idade do Ferro, cerca de 2.500 anos atrás. Este local foi habitado pelos antigos povos celtas e, atualmente, é um dos principais pontos turísticos de Santo Tirso. O monte, com os seus 400 metros de altitude, oferece uma vista privilegiada da paisagem circundante, além de abrigar vestígios arqueológicos importantes, tais como restos de casas, muros e fortificações. É possível percorrer os caminhos de pedra usados pelos antigos habitantes, mergulhando na história e na cultura desta importante região de Portugal.
- Quedas de Fervença – São um conjunto de cascatas do rio Leça, cuja nascente está em Monte Córdova, e que poderás encontrá-las junto ao Carvalhal de Valinhas. Este é um dos nossos locais preferidos, pois é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. No entanto, estas quedas são apenas acessíveis por trilhos, por isso não é uma visita recomendada para pessoas com mobilidade reduzida. Um dos percursos pedestres que passa pelas Quedas de Fervença é o PR1 STS – Histórico Pré-Industrial.
Prova as delícias tirsenses
A gastronomia de Santo Tirso é rica e variada mas a especialidade são os famosos Jesuítas da Confeitaria Moura, um doce de massa folhada com cobertura de açúcar. Recomendamos também que experimentes o Limonete e o Pudim da Condessa Aldara da Confeitaria Algarve. Já nas bebidas, não deixes de provar o Licor de Singeverga, elaborado pelos monges beneditinos.
Sugestão de restaurantes:
- Restaurante 15
Praça Camilo Castelo Branco 15, 4780-521 Santo Tirso
Tlf: 252 098 375 - Excelência Wine House
R. Dr. Francisco Sá Carneiro 20, 4780-448 Santo Tirso
Tlf: 252 137 049 - Cize – Food & Wine
Largo Cel. Baptista Coelho 22, 4780-370 Santo Tirso
Tlf: 910 348 337