Conheces estas 5 aldeias do norte de Portugal?

Rio de Onor

O norte de Portugal é extenso e muito rico em natureza, gastronomia, tradições e património edificado. Felizmente, já conseguimos explorar uma boa parte do território, portanto neste artigo vamos dar destaque a 5 aldeias que nos encantam e achamos que merecem ser visitadas por todos nós. O nosso país é uma caixinha de surpresas no que toca a locais pitorescos e temos aqui uns belos exemplos disso. Descobre connosco Rio de Onor, Sistelo, Quintandona, Lindoso e Castro Laboreiro.

Quintandona – Penafiel

Quintandona pertence ao concelho de Penafiel e localiza-se a cerca de 30 km do Porto. Vestida de xisto e de granito amarelo, com apontamentos em lousa, esta aldeia possui uma personalidade muito própria, dando-lhe ainda mais encanto o facto de estar próxima a centros urbanos. A aldeia destaca-se também pela beleza da sua paisagem rural, porém, para a apreciares na totalidade deverás percorrer o trajeto até ao Monte da Pegadinha, um miradouro de cortar a respiração. No caminho, desfruta do silêncio e observa os lavadouros tradicionais e a capela com mais de 200 anos.
A melhor altura para visitares Quintandona é no terceiro fim de semana de setembro, uma vez que é nessa data que se comemora a famosa Festa do Caldo. Lá poderás saborear os caldos tradicionais que, outrora, eram a base da alimentação da população rural. Para terminares a visita em grande, prova o “Mijo de Jebo”, uma mistura de aguardente com especiarias.

Lindoso – Ponte da Barca

Lindoso situa-se no concelho de Ponte da Barca e faz parte do Parque Nacional da Peneda Gerês. O conjunto de cerca de 50 espigueiros comunitários protegidos pelo seu imponente castelo, atraem anualmente muitos turistas à aldeia. Aqui poderás percorrer alguns trilhos pedestres como, por exemplo, o Trilho da Água. Podes visitar também o interior do castelo e o seu núcleo museológico, explorar o centro da aldeia e apreciar o seu património edificado. Além disso, podes também visitar a barragem do Alto Lindoso.
Se tiveres oportunidade experimenta algumas iguarias da gastronomia da região, tais como, papas de sarrabulho, rojões à moda do Minho, posta barrosã e o famoso vinho verde.

Sistelo – Arcos de Valdevez

Sistelo é conhecida pelos seus socalcos perfeitos, onde os habitantes cultivam o milho e pasto para o gado. Tal como Lindoso, também se situa em pleno território do Parque Nacional Peneda Gerês. Além das paisagens verdejantes, a aldeia possui alguns percursos pedestres e integra a Ecovia do Vez. Destacamos o Trilho das Brandas de Sistelo, um percurso com 10 kms com passagem pelas Brandas do Rio Covo, do Alhal e da Cerradinha, terrenos que durante o Verão serviam de apoio à pastorícia.
Passeando pelas pequenas ruas de Sistelo, poderás apreciar as suas casas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos. Além disso, a igreja paroquial, o castelo e a casa do Visconde de Sistelo e a ponte, são alguns exemplos do património da aldeia. Caso pretendas uma vista panorâmica de Sistelo visita o Miradouro dos Socalcos.

Rio de Onor – Bragança

Rio de Onor é uma aldeia comunitária e pertence ao concelho de Bragança. Está inserida no Parque Nacional do Montesinho e faz fronteira com a sua homónima espanhola Riohonor. A aldeia é atravessada pelo rio Onor e possui uma particularidade interessante: é regida por chefia, língua e regras próprias. Encontra-se bem preservada, sendo as suas casas de xisto com varandas compridas e vistosas, uma atração para os visitantes. Perde-te pelas suas pequenas ruas e contempla a Ponte Romana, a Igreja Matriz, o forno, a forja e os moinhos comunitários. No verão poderás desfrutar da praia fluvial com águas bastante límpidas mas, caso decidas ir no inverno, o mais provável é encontrares o rio congelado, dado às baixas temperaturas que se costumam registar nessa zona.

Castro Laboreiro – Melgaço

Castro Laboreiro é uma aldeia que pertence a Melgaço mas está localizada no PNPG a mais de 1000 metros altitude. É cruzada pelo Rio Laboreiro, cuja travessia é feita por baixo de algumas pontes das épocas medievais e romanas. Castro de Laboreiro possui um dos mais ricos patrimónios pré-históricos do país que reúne pinturas e gravuras ruprestes, Dolmenes e Cistas.
Destacam-se as próprias construções castrejas existentes na aldeia, assim como o seu castelo. Apesar do trajeto não ser fácil, a antiga fortificação medieval merece uma visita pois, além de poderes observar restos das muralhas, a torre de menagem e uma velha cisterna, poderás desfrutar das mais belas vistas que Melgaço possui. Visita também o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro para ficares a conhecer os costumes e hábitos da população local.

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.