5 experiências imperdíveis na região de Aveiro

Aveiro é um destino repleto de encantos e experiências únicas, que vão desde os passeios de moliceiro pelos canais da cidade até a exploração das belas praias e dunas da região. Neste artigo apresentamos-te 5 experiências que achamos imperdíveis para desfrutares ao máximo da tua visita à região de Aveiro.

Passear de moliceiro pelos canais de Aveiro

Primeiramente, uma das atividades mais icónicas da cidade de Aveiro é, sem dúvida, um passeio pelos canais da Ria de Aveiro a bordo de um moliceiro. Essas embarcações tradicionais, outrora utilizadas na colheita de moliço, atualmente proporcionam aos turistas a oportunidade de conhecer a cidade de uma perspectiva única. Durante o passeio poderás admirar a arquitetura e a paisagem urbana das margens dos canais.

Degustação de ovos-moles e outros doces típicos

Em segundo lugar, sugerimos que proves a famosa doçaria conventual de Aveiro. Os ovos-moles são a mais tradicional das iguarias da região e consistem numa massa de ovos e açúcar, envolta em hóstia, com formatos variados que remetem à tradição marítima de Aveiro. Aproveita para conhecer outras delícias da região, como as tripas de Aveiro e o pão de ló de Ovar. Uma visita à cidade não estará completa sem experimentares estas delícias!

Visita a Costa Nova

Em terceiro lugar vem a visita à Costa Nova. Localizada a poucos quilómetros da cidade de Aveiro, é uma pequena vila de pescadores que atrai turistas de todo o mundo. Seja para aproveitar as suas praias ou admirar a arquitetura única, a Costa Nova é uma paragem obrigatória.
Uma das principais atrações da Costa Nova são as casas coloridas com riscas verticais, conhecidas como “palheiros”. Essas construções eram utilizadas pelos pescadores para guardar o material de pesca, mas hoje em dia dão lugar a moradias charmosas e muito fotogénicas.
A melhor época para visitar a Costa Nova é entre os meses de maio e setembro, quando as temperaturas são mais amenas e as probabilidades de chuva são menores.

Sobe ao topo do Farol da Barra

Em quarto lugar, o Farol da Barra. Situado na freguesia da Gafanha da Nazaré, mais concretamente na praia da Barra, é o mais alto de Portugal e um dos mais altos da Europa. Com os seus 62 metros de altura, oferece uma vista panorâmica deslumbrante da costa e do estuário da Ria de Aveiro. Vale a pena subir os 288 degraus para desfrutar dessa paisagem única!
Normalmente as visitas são às quartas-feiras das 14:00 às 16:30/17:00 mas sugerimos que primeiramente te informes no site da Autoridade Marítima Nacional.

Aprecia os azulejos da Igreja de Válega

Por fim, acrescenta à lista a Igreja de Válega. Localizada na freguesia de Válega, no concelho de Ovar, é uma das joias arquitetónicas da região de Aveiro. É conhecida pela sua fachada ricamente decorada com coloridos azulejos portugueses, que ilustram passagens da vida da Virgem Maria e de Jesus Cristo. Além disso, o interior da igreja é igualmente impressionante, com um altar-mor em talha dourada e com várias pinturas sacras. Não deixes de incluir a visita a esta igreja, especialmente se aprecias arte, história e arquitetura.

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.