Minas Gerais: porque é que os portugueses devem visitar?

Durante as nossas duas presenças no stand de Minas Gerais na Bolsa de Turismo de Lisboa, em 2023 e em 2024, tivemos oportunidade de conhecer detalhes de uma das regiões mais ricas em cultura, história e beleza natural do Brasil. O estado de Minas Gerais apresenta-se como um destino fascinante que cativa visitantes de todo o mundo. Graças aos voos diários da TAP Air Portugal entre Portugal e Belo Horizonte, os portugueses terão ainda mais oportunidades para explorarem cidades históricas, provarem a gastronomia exuberante, verem paisagens de cortar a respiração e vivenciarem uma hospitalidade ímpar.

Herança cultural e histórica de Minas Gerais

A relação histórica entre Portugal e Minas Gerais remonta à época do Brasil colónia, quando o estado tornou-se o epicentro da corrida ao ouro no século XVIII. Cidades como Ouro Preto, Diamantina e Mariana são verdadeiros museus a céu aberto, com uma arquitetura barroca que encanta qualquer visitante, remetendo diretamente à influência portuguesa. Para os portugueses, visitar Minas será como fazer uma viagem no tempo, descobrindo as raízes partilhadas entre os dois países e apreciando obras de artistas como o Aleijadinho, que deixou a sua forte marca na história da arte.

Cozinha mineira

A cozinha de Minas Gerais é outra razão pela qual os portugueses irão sentir-se atraídos por este estado. Com uma cozinha rica e variada, Minas oferece pratos como o pão de queijo, o feijão tropeiro, o porquinho crocante com quiabo e o famoso queijo Minas, que são verdadeiras experiências gastronómicas. Essa cozinha, que combina simplicidade com sabor, cria uma ponte entre as tradições portuguesas, africanas e brasileiras, permitindo aos visitantes portugueses desfrutarem de sabores familiares enquanto experimentam novidades. O chef Felipe Rameh apresentou na Bolsa de Turismo de Lisboa alguns pratos de “cozinha de quintal”, tais como: galinha na lata, porquinho crocante com quiabo, jiló tostado com angu de milho criolo e goibada frita Tragaluz. Felizmente tivemos oportunidade de provar alguns destes petiscos e podemos confessar que ficamos rendidos à mistura de sabores e texturas com produtos que desconhecíamos.

Belezas naturais de Minas Gerais

Se és amante da natureza tal como nós, certamente também não ficarás indiferente às belezas naturais de Minas Gerais. Lembras-te das telenovelas brasileiras com as românticas “cachoeiras”? Descobrimos que é aqui que elas estão.
Desde o Parque Nacional da Serra do Cipó, com as suas impressionantes cascatas e trilhos, até à histórica região de Tiradentes, com as suas paisagens rurais pitorescas, Minas oferece um cenário diversificado para quem aprecia a natureza. Para nós portugueses, habituados às paisagens europeias, descobriremos uma nova paleta de cores, sons e sensações.

Hospitalidade mineira

A hospitalidade é um traço marcante do povo mineiro, algo que os portugueses valorizam profundamente e que tivemos o privilégio de sentir nas nossas participações na BTL. Em Minas, temos a certeza que os visitantes serão recebidos com um calor humano que faz com que se sintam em casa. E a título de curiosidade, sabias que Minas Gerais é considerado o estado mais seguro do Brasil?
Essa recepção calorosa, combinada com a tranquilidade e a segurança que o estado oferece, tornará a estadia ainda mais especial.

Minas Gerais passou a ser, sem dúvida, um destino incluído na nossa lista de desejos pela gama variada de experiências que tem para nos oferecer. Seja pela procura de ligações históricas, pela apreciação da gastronomia, pela admiração das belezas naturais ou pela vivência da hospitalidade local, o estado de Minas Gerais promete encantar e criar memórias inesquecíveis para todos aqueles que o visitam. Para nós, explorar Minas será redescobrir parte da nossa própria história, ao mesmo tempo em que nos deliciaremos com as riquezas únicas deste estado brasileiro tão acolhedor.

Apoia o Gato Vadio

Se estás a aproveitar as nossas sugestões de viagem e desejas apoiar o nosso esforço, por favor, considera usar os nossos links afiliados para fazer as tuas próximas reservas de hotéis através do Booking.com, adquirir seguro de viagem com a IATI, ou organizar as tuas experiências em Minas Gerais através do Get Your Guide. Essas parcerias não envolvem custos extras para ti, mas nos oferecem uma pequena comissão que ajuda a suportar o nosso trabalho na criação de guias e artigos. Como alternativa, podes também doar-nos um café virtual. Qualquer gesto de apoio, por mais simples que seja, faz uma grande diferença para nós e ajuda-nos a continuar a fornecer-te conteúdo de qualidade sobre viagens. Agradecemos imensamente o teu apoio nesta nossa aventura juntos!

Junta-te à ninhada de mais de 30000 Gatos Vadios!

Subscreve para ficares a par das ultimas novidades e receberes um "miminho" nosso!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O teu email nunca será partilhado ou cedido a outros. Podes subscrever a qualquer momento.